Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Abilio Guerra comenta a exposição “O Brasil dos Viajantes”, ocorrida no Masp, da curadoria de Ana Maria Belluzzo. Exposição que trouxe obras de diversos artistas europeus que retrataram os costumes, a paisagem e os povos ao longo dos séculos.

how to quote

GUERRA, Abilio. Ana Maria Belluzzo e a exposição “O Brasil dos Viajantes”. Drops, São Paulo, ano 17, n. 114.04, Vitruvius, mar. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.114/6469>.



Ocorrida no Museu de Arte de São Paulo – Masp, em 1994, a exposição “O Brasil dos Viajantes”, trazia a história do país através de mapas, pinturas, gravuras, aquarelas, tapeçaria, fotografias e objetos diversos. Tudo aquilo que se aprende em bancos escolares e muito mais: Thomas Ender, Frans Post, Albert Eckhout, Adrien Taunay, Eduard Hildebrand, Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas e tantos outros artistas europeus que para cá vieram ao longo dos séculos e registraram a paisagem, a gente, os hábitos e costumes patriarcais, o regime escravocrata, as atividades econômicas, a flora e a fauna, as maneiras da corte imperial. Todas essas coisas da nossa vida coletiva ficaram ali congeladas, entre cores e formas, para nosso deleite e raciocínio.

Bancada pelo grupo Odebrecht, o projeto seguramente foi caríssimo, pois envolveu 93 artistas entre os séculos 16 e 19, e o empréstimo de 350 obras de cinquenta coleções particulares e institucionais brasileiras e de pelo menos uma dezena de outros países. Projeto caro e trabalhoso. Eu, que adoro exposições, a considero a mais linda que já vi – ao lado de outras cinco ou seis, para situar bem a força de expressão.

Contudo, o que mais me recordo da exposição foi o choque que recebi ao ver os retratos grandiosos de gente da terra realizados por Albert Eckhout no século 17. Índios, negros e mestiços, nus, pouco vestidos ou vestidos e adornados com as roupas dos senhores brancos, posam eretos, com os corpos frontalmente voltados para o pintor, segurando objetos variados que caracterizam o labor específico que cabe a cada qual. A cabeça erguida, o olhar na altura dos olhos de quem observa, a postura digna, tudo aponta para a elevação moral dos personagens, afastando por completo qualquer ranço que indique a degradação física ou moral.

Recordo-me muito bem de ter me surpreendido com a ausência da luz tropical, do sol brilhando na pele, nos trajes, nas coisas, na vegetação. A convenção pictórica – pensei eu na ocasião – falou mais alto do que a observação direta do artista, que acabou representando nossa paisagem com a luz do barroco europeu.

A exposição genial foi concebida e montada por Ana Maria Belluzzo, uma curadora especial.

sobre o autor

Abilio Guerra é professor de graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie e editor, com Silvana Romano Santos, do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.

 

comments

114.04 curadoria
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

114

114.01 crônica

Architects in Black

Cromofobia dos arquitetos aqui e acolá

Ethel Leon

114.02 arte

Cem anos da fonte de Duchamp

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

114.03 Carta manifesto

Conteúdos no ensino de arquitetura e urbanismo

Roberto Ghione

114.05 espaço público

Eu, Haddad e a cidade de São Paulo

Lincoln Paiva

114.06 ensino

Poderá o coordenador da graduação em arquitetura não ser arquiteto?

Reflexões à luz de um caso concreto

José Roberto Fernandes Castilho

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided