O arquiteto e pintor mexicano Juan O'Gorman foi um dos precursores da arquitetura moderna na América. Sua casa-estúdio foi projetada e construída em 1929, na Cidade do México.
O'Gorman vendeu parte do terreno para Diego Rivera e projetou outras duas casas-estúdio, uma para Rivera e outra para a sua esposa Frida Kahlo, cuja construção terminou em 1932. O casal estava nos Estados Unidos e só retornou em 1934. Rivera viveu aí até a sua morte em 1981 e Frida se mudou para a casa paterna com a morte do pai em 1945.
Não eram construções protomodernas como as de Gregori Warchavchik em São Paulo. Juan O'Gorman empregou o concreto armado, com balanços, pilotis, cortinas de vidro, cobertura-terraço, instalações elétricas e hidráulicas aparentes etc. Hoje os três imóveis pertencem ao Instituto Nacional de Belas Artes do México.
Durante a restauração foi descoberta na fachada sul da Casa Rivera a assinatura de Juan O'Gorman e a inscrição “1932”, o ano da construção da casa.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).