Leituras em teoria da arquitetura
Leituras em teoria da arquitetura
Objetos
Gustavo Rocha-Peixoto, Lais Bronstein, Beatriz Santos de Oliveira and Guilherme Lassance (Orgs.)
Jean Castex, Beatriz Santos de Oliveira, Ana Luiza Nobre, Maria Cristina Cabral and Ruth Verde Zein
Coleção PROARQ
FAPERJ, Rio Books, Rio de Janeiro, RJ; 1ª edição, 2012
edition: português
paperback
248 p
16 x 23 x 2 cm
650 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN
978-85-61556-14-3
(teoria da arquitetura)
about the book
A experiência da arquitetura é o verdadeiro objeto da teoria da arquitetura, mas uma experiência vivida primeiramente no movimento geral de um corpo em situação, cujo gesto intencional instaura uma espacialidade na qual o homem habita. A arquitetura aparece então como indissociável de um sujeito em ação, de uma tectônica, de uma vontade construtiva e significante, que está por toda a parte e que erige uma cultura e uma história expressa em seus objetos. No mundo profissional da arquitetura convivem, de um lado, a lida com os edifícios e espaços que desafiam a nossa vontade de os compreender e, de outro, a necessidade de inventar novos constructos. O arquiteto é um jogador em campo: contra ele lança-se (ob-jeto) um mundo de referências que ele lança para frente (pro-jeto). A compreensão do objeto se faz partir de determinadas expectativas. Trata-se de um projeto prévio que deve ser constantemente revisado.
about the authors
Gustavo Rocha-Peixoto
Arquiteto diplomado pela FAU/UFRJ em 1980; já trabalhou junto a diversos órgãos governamentais. Atualmente leciona História da Arquitetura e Teoria Crítica da Arquitetura na UFRJ. É membro do Comitê brasileiro da UNESCO.
Lais Bronstein
Arquiteta. Doutora pela Universitat Politècnica da Catalunia, Barcelona. Professora PROARQ-FAU/UFRJ.
Beatriz Santos de Oliveira
Coordenadora das disciplinas Concepção da Forma Arquitetônica II, Cerâmica aplicada á Arquitetura e Maquete, todas elas do Departamento de Análise e Representação da Forma da FAU-UFRJ.
Guilherme Lassance
Arquiteto diplomado pelo governo francês em 1992, trabalhou durante mais de dez anos com diversos arquitetos do sudoeste da França em contratos e concursos para planejamento e desenho urbano, habitação social e edifícios públicos.
Jean Castex
Arquiteto francês, formado na Escola de Belas Artes de Paris, desenvolveu série de trabalhos sobre a urbanização e antropologia urbana. Lecionou na Faculdade de Arquitetura de Versalhes e atualmente dirige o Ladrhaus.
Beatriz Santos de Oliveira
Coordenadora das disciplinas Concepção da Forma Arquitetônica II, Cerâmica aplicada á Arquitetura e Maquete, todas elas do Departamento de Análise e Representação da Forma da FAU-UFRJ.
Ana Luiza Nobre
Arquiteta (UFRJ), Doutora em História (PUC-Rio), Professora de Teoria e História da Arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio
Maria Cristina Cabral
Formada Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ(1986), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1996) e doutorado em História Social da Cultura pela PUC-Rio. É secretária executiva da ANPARQ
Ruth Verde Zein
Arquiteta (FAU USP, 1977) mestre e doutora (Propar UFRGS, 1999 e 2005), Prêmio Capes de Teses 2006, docente da FAU Mackenzie. Membro da Cica, Docomomo, SAH, EAHN. Autora de livros e artigos sobre a arquitetura brasileira e latino-americana.