Rumo a Navegantes / Approaching Navegantes
Rumo a Navegantes / Approaching Navegantes
Maria Cristina Wolff de Carvalho (Org.)
Paisagens Culturais Brasileiras
M. Carrilho Arquitetos, São Paulo; 1ª edição, 2014
textos de Francisco de Carvalho Dias de Andrade, Pedro Marcon Lindenmeyer, João Serraglio e Cristiano Moreira
texto também em inglês
edition: português
hardcover
192 p
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
978-85-60897-03-2
about the book
Rumo a Navegantes é o primeiro volume da Coleção “Paisagens Culturais Brasileiras”, que retrata a história e a cultura de diversas localidades do país.
Lançado em dezembro de 2014, Rumo a Navegantes é o primeiro livro da coleção “Paisagens Culturais Brasileiras”. Organizada pelo Instituto Triunfo e realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, a publicação é histórica, já que revela aspectos da cultura local – costumes, linguagem peculiar, patrimônio e natureza, entre outros.
A obra reúne um ensaio de apresentação da coleção, de autoria do historiador Francisco de Carvalho Dias de Andrade, e três ensaios de autores catarinenses com profundo conhecimento da complexidade da cidade de Navegantes: o historiador Pedro Marcon Lindenmeyer, o arquiteto João Serraglio e o professor de letras e escritor Cristiano Moreira. A fotografia é de Nego Miranda e o projeto gráfico de Iris di Ciommo.
De acordo com a coordenadora editorial da obra, a arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, o propósito da coleção é a “redescoberta, a revelação e a difusão dos traços distintivos das diferentes regiões do Brasil, do que lhes é particular e as faz únicas, considerando o processo de formação de assentamentos humanos, as redes de comunicação, o transporte de bens e a produção de energia”.
“O que interessa é dar voz ao lugar”, diz Maria Cristina, e nesse sentido, promover a valorização de sua cultura naquilo que lhe é mais caro e peculiar. Os autores, segundo ela, abordam aspectos diversos da natureza do território, da cultura, da arte e do trabalho, ou “tudo aquilo que possa ser significativo na formação de um ambiente.” A ideia, diz ela, foi recriar o lugar por meio da “justaposição de diversas impressões e sensações transmitidas por histórias, descrições ou instantâneos e imagens que tenham o poder de comunicar a atmosfera ali respirada, evocando paisagens recônditas ou imediatamente presentes, mas não percebidas.”
Maria Cristina explica que Rumo a Navegantes deverá transitar com desenvoltura entre diversos públicos, como o acadêmico, institucional, estudantil ou aquele com alguma ligação afetiva com a cidade. Mas poderá atrair também um público que busca melhor conhecer o Brasil e sua história.
O livro, bilíngue (português e inglês), foi idealizado pelo Instituto Triunfo, da Triunfo Participações e Investimentos, com edição da Marcos Carrilho Arquitetos. É patrocinado pelas empresas Portonave, pela Triunfo Rio Verde e pelas concessionárias de rodovias Triunfo Econorte, Concer e Triunfo Concepa e realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
about the author
Maria Cristina Wolff de Carvalho
Arquiteta (UFPR) e doutora (FAU USP). É professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Álvares Penteado – FAP FAAP e autora, entre outros, dos livros "Ramos de Azevedo" e "Paraná de Madeira".