Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos / Approaching Northern Paraná: Frontiers, Movements and Encounters
Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos / Approaching Northern Paraná: Frontiers, Movements and Encounters
Maria Cristina Wolff de Carvalho (Org.)
Paisagens Culturais Brasileiras
M. Carrilho Arquitetos, São Paulo; 1ª edição, 2014
textos de Alessandro Filla Rosaneli, Maria Izabel Branco Ribeiro, Paulo César Boni, Vanda Moraes, Regina Alegro e Juliana Harumi Suzuki
edition: português
hardcover
192 p
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
978-85-60897-04-9
about the book
Lançado em dezembro de 2014 no Museu Histórico de Londrina, junto às comemorações de 80 anos da cidade, o livro Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos, segundo volume da coleção “Paisagens Culturais Brasileiras”. Organizada pelo Instituto Triunfo e realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, a publicação é histórica, já que revela aspectos da cultura local – costumes, linguagem peculiar, patrimônio e natureza, entre outros.
Rumo ao Norte do Paraná reúne ensaios do arquiteto e urbanista Alessandro Filla Rosaneli, da historiadora da arte Maria Izabel Branco Ribeiro, dos professores Paulo César Boni, Vanda Moraes e Regina Alegro e da arquiteta e historiadora Juliana Harumi Suzuki.
De acordo com a coordenadora editorial do livro, a arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, a proposta dos autores é mostrar os processos sociais e espaciais pelos quais essas terras ao sul do rio Paranapanema se tornaram um dos polos econômicos de seu estado e do próprio país.
A publicação, diz ela, tem em vista apresentar a um público amplo e diversificado o território multifacetado de 15 municípios paranaenses, num total de 341 quilômetros.
“Nossa proposta é compreender paisagens em transformação constante, moldadas por diversos grupos sociais, como índios, portugueses colonizadores, bandeirantes, paulistas e imigrantes europeus e asiáticos”, conta Maria Cristina.
As marcas dessa reunião de povos, acrescenta a coordenadora, “compõem uma paisagem cultural múltipla, constituída por fronteiras móveis, atravessada por caminhos, estradas de ferro e rodovias que a conectaram com o restante do país e com os vizinhos da América do Sul”.
Nas imagens do livro, entre as curiosidades, estão 39 aquarelas atribuídas ao pintor setecentista português Joaquim José de Miranda, um conjunto sem paralelo na iconografia colonial, que narra episódios no qual a Coroa portuguesa envia expedições aos então chamados Campos de Guarapuava.
Maria Cristina acredita que Rumo ao Norte do Paraná deverá transitar com desenvoltura entre diversos públicos, como o acadêmico, institucional, estudantil ou aquele com alguma ligação afetiva com as cidades da região. Mas poderá atrair também um público que busca melhor conhecer o Brasil e sua história.
O livro, bilíngue (português e inglês), foi idealizado pelo Instituto Triunfo, da Triunfo Participações e Investimentos, com edição da Marcos Carrilho Arquitetos. É patrocinado pelas empresas Portonave, Triunfo Rio Verde e pelas concessionárias de rodovias Triunfo Econorte, Concer e Triunfo Concepa e realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
about the author
Maria Cristina Wolff de Carvalho
Arquiteta (UFPR) e doutora (FAU USP). É professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Álvares Penteado – FAP FAAP e autora, entre outros, dos livros "Ramos de Azevedo" e "Paraná de Madeira".