Ramos de Azevedo
Ramos de Azevedo
Maria Cristina Wolff de Carvalho
Coleção Artistas Brasileiros
Edusp, São Paulo; 1ª edição, 2000
edition: português
paperback
408 p
23 x 26 x 3 cm
1600 g
illustrated
B&W
photos
ISBN
978-85-314-0531-0
(teoria da arquitetura, arquiteto e obra)
about the book
O livro de Maria Cristina Wolff de Carvalho desenvolve uma análise da obra de Ramos de Azevedo, a partir de sua formação europeia e de sua relação com o assim chamado "ecletismo" na arquitetura da segunda metade do século XIX. A autora parte de um exame das teorias e práticas da arquitetura dentro das quais Ramos de Azevedo se formou, durante os anos em que estudou na Bélgica, para, em seguida, abordar os diversos e volumosos projetos que o arquiteto desenvolveu após seu retorno ao Brasil.
Baseando-se principalmente no portfólio de Ramos de Azevedo, a autora dividirá seus projetos segundo três grandes categorias: aqueles para edificações do governo; os realizados para instituições modernas, como hospitais, manicômios, escolas etc., e finalmente as residências particulares, mostrando, ao longo desta análise, o quão fundamental era para o arquiteto a questão da função do edifício, tanto para a execução da planta, quanto para a aplicação de estilos. De fato, a versatilidade dos projetos de Ramos de Azevedo diferia da "colagem" de estilos de diferentes épocas pregada por Guadet, revelando, antes, um certo "purismo" na aplicação de seu amplo vocabulário emprestado da história da arquitetura. Isso porque, para nosso arquiteto, assim como para Louis Cloquet, os estilos eram reveladores da função e do caráter do edifício e não elementos simplesmente decorativos. Da mesma forma, a atenção à formação do tecido urbanístico da São Paulo de então aponta para o princípio fundamental dessa arquitetura: sua adequação às novas exigências da vida moderna. Por fim, a autora aponta para a coerência existente entre as atividades de Ramos de Azevedo como arquiteto e como professor, ressaltando o importante papel que este desempenhou na estruturação do primeiro curso de arquitetura de São Paulo junto à Escola Politécnica. Com tudo isso, não resta dúvida de que Ramos de Azevedo representou um capítulo fundamental da história da arquitetura paulista, que, com a presente publicação, começa a ser revalorizado.
about the author
Maria Cristina Wolff de Carvalho
Arquiteta (UFPR) e doutora (FAU USP). É professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Álvares Penteado – FAP FAAP e autora, entre outros, dos livros "Ramos de Azevedo" e "Paraná de Madeira".