Congresso internacional extraordinário de críticos de arte
Congresso internacional extraordinário de críticos de arte
Cidade nova: síntese das artes
Maria da Silveira Lobo and Roberto Segre (Orgs.)
UFRJ/FAU, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2009
edition: português
paperback
172 p
21 x 30 x 1 cm
750 g
illustrated
B&W
photos
ISBN
978-85-88341-15-9
(arquitetura moderna, crítica da arquitetura, urbanismo)
about the book
O Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte que ocorreu entre os dias 17 e 25 de setembro de 1959, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, é o objeto de estudo desta pesquisa. Os Anais do referido Congresso, documentação inédita que foi sistematizada com a elaboração de resumos em português e inglês, e palavras-chave para cada sessão, foram o ponto de partida deste trabalho. A dissertação contém a análise deste rico material para as áreas de crítica de arte, arquitetura e urbanismo no Brasil e no mundo, além de situar o objeto em seu contexto histórico, trazendo aspectos fundamentais da modernidade no Brasil na década de 1950, abrangendo a principal discussão do Congresso: "a cidade nova", Brasília.
about the author
Maria da Silveira Lobo
Graduada em Sociologia e Ciências Políticas pela PUC-RJ, graduação em Francês pela Alliance Française - Université de Nancy II, mestrado em Arquitetura e Urbanismo e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP.
Roberto Segre
Roberto Segre (Milão, 1934 – Niterói, 2013), encerrou sua carreira com Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisador 1A do CNPq.