![7455_arq086-01-05.jpg](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/pb_7455_arq086-01-05.jpg)
![Praça: a forma mais que difícil](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/386b_arq086-00-07.jpg)
Vladimir Bartalini, procurando escapar ao senso comum que trata a praça como espaço residual e marginal, inquire os sentidos e lugares que tais espaços livres públicos poderiam ocupar na sociedade contemporânea
![Um em dois. As casas do Butantã, de Paulo Mendes da Rocha](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/7455_arq086-01-05.jpg)
A autora faz uma análise da casa projetada por Paulo Mendes da Rocha no bairro do Butatã, residência do próprio arquiteto, projetada em 1964
![A fotografia na arquitetura moderna](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/f59a_arq086-02-01.jpg)
Patricia Méndez apresenta a influência da fotografia no modo de entender a Arquitetura Moderna e de mostrá-la, principalmente no âmbito da América Latina
![Plugg-and-play (1)](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/1832_arq086-03-12.jpg)
Sergio M. Marques mostra neste artigo o projeto para o autitório do Centro Universitário Ritter dos Reis, de autoria do arquiteto Claudio Luiz Araújo
![Artigas e Cascaldi. Unidos pelos ideais, separados pela arquitetura](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/abfc_422-07.jpg)
Paulo Roberto Masseran apresenta duas obras modernistas construídas na década de 70 na cidade de Jahu: o Paço Municipal, projetado por Cascaldi, e a Rodoviária, projeto de Artigas
![Com a luz do nordeste. A arquitetura de Vital M. T. Pessôa de Melo (1)](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/edcc_423-06.jpg)
Este artigo percorre a vida e obra do arquiteto pernambucano Vital M. T. Pessôa de Melo, que projetou edifícios como a Sede da CELPE (1971), em Recife
![Dois pressupostos de uma ética na produção da arquitetura como obra de arte: algumas considerações](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/9d61_424-01.jpg)
Francisco Lauande busca identificar o comprometimento ético no processo de produção da arquitetura, através de dois eixos de raciocínio, a temporalidade individual e a temporalidade social
![50 anos do concurso para Brasília – um breve histórico (1)](https://vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_4/b93d9af83845_jeferson_tavares_brasilia03.jpg)
Jeverson Tavares apresenta neste artigo o percurso do concurso para Brasília, de sua idealização à escolha dos projetos, num processo que demonstra um cenário menos consensual e mais contraditório