090.01 homenagem
José Magalhães Jr.
090.03 urbanidade
A biblioteca e o shopping
090.05 (in)segurança
Vende-se!
O arquiteto José Magalhães Jr., falecido no dia 1 de março de 2014, manteve com o autor do artigo-homenagem, Abilio Guerra, uma profícua interlocução de estudos.
A artista plástica Tomie Ohtake, falecida no dia 12 de fevereiro de 2015 aos 101 anos, deixou marcas importantes no contexto urbano de São Paulo na opinião de Patrício Dugnani.
Roberto Ghione usa simbolos de duas visões urbanas distintas: de um lado, iniciativa pública, desenvolvimento social, integração social, acesso livre; de outro, iniciativa privada, interesse empresarial, segregação entre ricos e pobre, ilha urbana.
Ao se andar por São Paulo, cidade que sofre de tumores graves, corre-se o risco do caminhar em regiões de não-direito, áreas inteiras na malha urbana que demonstram claramente sofrer de uma desapropriação do poder citadino. Artigo de André Luiz Joanilho.
O artigo de Paula Juliana da Silva expõe como a venda dos condomínios fechados nas cidades tem sido conduzida pela ideologia do viver bem, longe de qualquer ameaça ou perigo. Porém, a organização destes espaços acabam refletindo nas relações sociais.