Há um ano, o Arquiteturismo trazia em seu primeiro número o ensaio fotográfico Cor do Tempo, de Salomon Cytrynowicz. As fotos ali apresentadas mostravam a cidade de Brasília do ponto de vista de seus habitantes, como construção e como palco dos usos cotidianos.
Em nosso aniversário de primeiro ano voltamos ao Plano Piloto da capital federal do país, agora escrutinado pelos olhos curiosos de uma turista. Curiosidade que se traduz em fotos surpreendentes, cuja força motriz é uma grande perspicácia em olhar para as mesmas coisas de sempre com um olhar solto das amarras da convenção. As fotos sempre bonitas ao estilo de cartões postais, onde a cena construída valoriza as formas íntegras da arquitetura de Oscar Niemeyer, vão sendo aos poucos desconstruídas.
O mecanismo intelectual e sensível que opera esta desconstrução articula duas operações simultâneas. A primeira se dá na eleição do objeto de interesse, que privilegia, com igual peso, pessoas e edifícios. As pessoas, quase sempre indesejáveis ou meros vultos nas fotos de arquitetura, ganham o papel de protagonistas.
Solitárias ou em pequenos grupos, interagem com a cenografia, andando, observando, conversando, orando... Suas vidas, fortuitamente registradas em um momento fugidio, dão sentido às peças de concreto que se amontoam de forma um tanto caótica (ao menos assim parece aos olhos daqueles que andam pela imensidão que só tem coerência na abstração dos desenhos urbanísticos).
A segunda operação do mecanismo de desconstrução é o afastamento da idéia de foto definitiva. Não há a ilusão que o ato de clicar produzirá uma imagem síntese exclusiva. Ao contrário, a fotógrafa registra cenas muito parecidas, com pequenas nuances no enquadramento mais ou menos fechado, com outros personagens, ou com os mesmos, já em outra posição. Não se trata de criar uma narrativa, uma história, mas de registrar situações provisórias, coalizões momentâneas de vidas e espaços, que ganham um sentido provisório e efêmero sob o registro da artista. (1)
notas
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Texto de Abilio Guerra, editor de Arquiteturismo
sobre o autor
Sandra Godoy é arquiteta formada pela FAU PUC-Campinas e fotógrafa profissional. Está atualmente radicada em Zurich, Suíça.