Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Conheça o ensaio fotográfico de Sandra Godoy sobre a cidade de Brasília. As belas fotos nos mostram o olhar curioso de uma turista que ao mesmo tempo constrói cenas, valorizando as formas de concreto de Niemeyer e as desconstrói

english
Know the photo essay of Sandra Godoy on the city of Brasilia. The beautiful photos show the curious eyes of a tourist who builds scenes by both valuing the cement forms of Niemeyer and also by destroying them

español
Conozca el ensayo fotográfico de Sandra Godoy sobre la ciudad de Brasilia. Las bellas fotos nos muestran la mirada curiosa de una turista que construye escenas, valorizando las formas de cemento de Niemeyer y al mismo tiempo deconstruyéndolas


how to quote

GODOY, Sandra. Brasília, um outro olhar. Arquiteturismo, São Paulo, ano 02, n. 013.01, Vitruvius, mar. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/02.013/1401>.


Há um ano, o Arquiteturismo trazia em seu primeiro número o ensaio fotográfico Cor do Tempo, de Salomon Cytrynowicz. As fotos ali apresentadas mostravam a cidade de Brasília do ponto de vista de seus habitantes, como construção e como palco dos usos cotidianos.

Em nosso aniversário de primeiro ano voltamos ao Plano Piloto da capital federal do país, agora escrutinado pelos olhos curiosos de uma turista. Curiosidade que se traduz em fotos surpreendentes, cuja força motriz é uma grande perspicácia em olhar para as mesmas coisas de sempre com um olhar solto das amarras da convenção. As fotos sempre bonitas ao estilo de cartões postais, onde a cena construída valoriza as formas íntegras da arquitetura de Oscar Niemeyer, vão sendo aos poucos desconstruídas.

O mecanismo intelectual e sensível que opera esta desconstrução articula duas operações simultâneas. A primeira se dá na eleição do objeto de interesse, que privilegia, com igual peso, pessoas e edifícios. As pessoas, quase sempre indesejáveis ou meros vultos nas fotos de arquitetura, ganham o papel de protagonistas.

Solitárias ou em pequenos grupos, interagem com a cenografia, andando, observando, conversando, orando... Suas vidas, fortuitamente registradas em um momento fugidio, dão sentido às peças de concreto que se amontoam de forma um tanto caótica (ao menos assim parece aos olhos daqueles que andam pela imensidão que só tem coerência na abstração dos desenhos urbanísticos).

A segunda operação do mecanismo de desconstrução é o afastamento da idéia de foto definitiva. Não há a ilusão que o ato de clicar produzirá uma imagem síntese exclusiva. Ao contrário, a fotógrafa registra cenas muito parecidas, com pequenas nuances no enquadramento mais ou menos fechado, com outros personagens, ou com os mesmos, já em outra posição. Não se trata de criar uma narrativa, uma história, mas de registrar situações provisórias, coalizões momentâneas de vidas e espaços, que ganham um sentido provisório e efêmero sob o registro da artista. (1)

notas

1
Texto de Abilio Guerra, editor de Arquiteturismo

sobre o autor

Sandra Godoy é arquiteta formada pela FAU PUC-Campinas e fotógrafa profissional. Está atualmente radicada em Zurich, Suíça.

comments

013.01 Fotografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

013

013.02 Roteiro de viagem

Évora, cidade das musas

Junancy Wanderley and Alessandro Gagnor

013.03 Entrevista

Estudar, trabalhar e viajar

Aracy Amaral

013.04 Viagem à minha terra

Meu São Roque

Rosa Grena Kliass

013.05 Arquiteturismo em questão

Miradas revueltas

Michel Gorski

013.06 Paisagem natural

Arquiteto gosta de natureza?

Sandra Barone

013.07 Biblioteca

Conhecer São Paulo a pé

Ignácio de Loyola Brandão

013.08 Editorial

Celebração do primeiro ano

Abilio Guerra and Michel Gorski

013.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided