Pergunta aos www-navegantes: será que há tesouros perdidos nos seus antigos negativos? Pois foi o que encontrou Valdir Zwetsch ao revirar sua arca de objetos antigos!
No começo dos anos 1970, Zwetsch visitou o parque indígena do Xingu para escrever matérias para as revistas O Cruzeiro e Realidade. Por hobby, o jovem jornalista levou a tiracolo sua fiel câmera Pentax e com ela foi registrando, em branco e preto, o cotidiano da vida indígena no parque.
Desses originais, trinta foram selecionados e compõem a mostra de fotografias "Nu Xingu", expostas na Galeria de Arte Unicamp, em Campinas, durante o período de 23 de março a 24 de abril de 2011, em comemoração do cinquentenário da criação do parque, em 1961.
Se o parque indígena do Xingu pouco mudou – cumprindo a meta de sua constituição –, as revistas O Cruzeiro e Realidade estão extintas há muito tempo, os negativos fotográficos são cada vez mais raros e a comunicação de imagens é feita pelas intangíveis WWW’s. Contudo, as fotos de Valdir Zwetsch foram ampliadas pela primeira vez, abrindo nossas mentes para o valor do passado.
nota
NE
Ver o website da mostra em www.nuxingu.com.br.
sobre o autor
Michel Gorski é arquiteto e co-editor da revista Arquiteturismo.