Saber que uma livraria tradicional, com sessenta anos de existência, continua investindo em artes e cultura dá uma sensação gostosa e rara de segurança. Ser recebido em plena Avenida Paulista, com requinte, simplicidade e profissionalismo, é um grande privilégio, uma bênção, para quem vem do centro-oeste, na cara e na coragem, lançar um livro em São Paulo.
A loja de Artes da Livraria Martins Fontes, número 509 da Avenida Paulista, esquina Manoel da Nóbrega é pequena, caprichada e acolhedora, oferece um acervo atualizado e recebe também os pequenos autores que se dedicam a documentar a arte produzida no interior do país.
Daniel Honorato e sua bela equipe de profissionais são responsáveis por um espaço competente e da melhor qualidade. Vale para todas as agendas, da compra de presentes aos lançamentos e bate-papos em torno do melhor da cultura nacional e internacional. De fácil acesso, o lugar tem, de dia e especialmente à noite, um colorido variado de tons e sons, uma bela vitrine dupla-face: de fora se vê a livraria e as pessoas que ali se movimentam; de dentro, da calma entre livros, objetos e confortáveis poltronas, vislumbra-se a multidão paulistana.
Muito bom para todos; muito especial para as retinas do "Brasil Profundo".
Agradeço e recomendo.
sobre a autora
Alda Maria Quadros do Couto é professora, crítica de artes e autora do livro Lídia Baís: uma pintora nos territórios do assombro, (Annablume, 2012).