Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Fortaleza de Santa Cruz em Niterói, com Rio de Janeiro ao fundo. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Ensaio fotográfico na Fazenda Reitirinho, construção do século 19, transposta de sua sede inicial em Minas para São Paulo, na década de 70


how to quote

MORI, Victor Hugo. Fazenda Retirinho. O patrimônio literalmente mudando de lugar! Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 069.02, Vitruvius, nov. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.069/4579>.


A sede da Fazenda Retirinho, construção do século 19, ficava em Minas no município de Rio Espera, próximo à cidade Santana dos Montes, na região de Conselheiro Lafaiete.

Sua origem era interessante: a “fazenda mãe”, denominada São Lourenço, foi subdividida em partes menores para contemplar todos os herdeiros. Uma dessas fazendas surgidas do parcelamento da São Lourenço era a Retirinho.

Em 1971 a sede da Fazenda Retirinho foi comprada por Otaviano Machado Melo Barreto, proprietário da Fazenda do Voturuna (1), em Santana do Parnaíba SP. O mestre-carpinteiro Ilo Dias de Souza foi encarregado de desmontar a sede da Retirinho, desenhar plantas e numerar todas as peças (estrutura, tábuas de piso, portas, janelas, escada, cabideiros, armários etc.).

O Sr. Otaviano e o Sr. Ilo foram para Rio Espera em companhia do amigo Luis Saia conhecer o local. Foi nessa viagem que conheceram a Fazenda da Posse do XVIII, em Santana dos Montes, que foi depois tombada pelo Estado (a tipologia da Retirinho ainda mantém semelhança com esta). Todo o material foi levado para São Paulo no ano de 1971.

No ano seguinte, 1972, o Sr. Otaviano escolheu uma encosta na Fazenda do Voturuna com a mesma orientação geográfica e o Sr. Ilo reedificou a sede no local, seguindo o levantamento feito por ele mesmo em Minas. Somente os forros de esteira não foram aproveitados e foram refeitos. Até os piques das paredes de mão foram aproveitados e as tábuas do piso ficaram na mesma posição original.

Não foram executadas as paredes das alcovas e o embasamento da edificação de onde partia a escada e era destinado ao depósito foi ampliado para os fundos para dar lugar a uma ampla sala enterrada com lareira e bar.

notas

NA
Esta história nos foi contada por Ilo Dias de Souza, que aparece em uma das fotos que ilustram este texto.

1
É na Fazenda do Voturuna que se encontra o famoso retábulo da capelinha do Padre Guilherme Pompeu do século XVII, que Lúcio Costa entende ser o começo da arte brasileira.

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan-SP, membro do Icomos e conselheiro do Condephaat, Conpresp e Condepasa.

comments

069.02 patrimônio
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

069

069.01 viagem de pesquisa

Arquivo Portugal 2011-2012

Eduardo Costa

069.03 patrimônio construído

Instituto do Mundo Árabe e Zaha Hadid

Silvia Palazzi Zakia

069.04 Belo Horizonte

Novo Mineirão, Pampulha, Belo Horizonte

Bruno Campos, Marcelo Fontes and Silvio Todeschi

069.05 vídeo

Amsterdam

Helena Guerra

069.06 editorial

Rosa Kliass, a criadora de paisagens

Abilio Guerra

069.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Roney Cytrynowicz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided