Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Paraty. Foto Abilio Guerra

abstracts


how to quote

GUERRA, Abilio. Paraty de ressaca. A cidade depois da Flip dedicada a Mário de Andrade. Arquiteturismo, São Paulo, ano 09, n. 100.03, Vitruvius, jul. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/09.100/5635>.


No dia 5 de julho de 2015, tão logo Paulo Werneck – o curador da edição 2015 da Festa Literária Internacional de Paraty – declarou encerrado o evento, convidados e público começaram rapidamente a abandonar a cidadezinha histórica.

Estávamos, eu e Silvana Romano, decididos a retornar a São Paulo como a maioria, mas no último momento resolvemos permanecer mais dois dias para ver a cidade sem os “estrangeiros” que abarrotaram ruas, bares, restaurantes e espaços culturais nos dias da festa. O que não esperávamos é que teríamos diante de nós uma paisagem urbana à altura do escritor homenageado no evento, o brasileiro Mário de Andrade.

Enquanto as edificações efêmeras eram desmontadas, o cotidiano paratiense foi se oferecendo a nós. Os raros turistas eram abordados afoitamente por condutores de charretes e barcos com ofertas especiais para passeios de última hora, moradores retomavam seus afazeres mesmo que este fosse nada fazer, bicicletas paradas em todo lado a espera de seus condutores, animais dormindo ou correndo, cadeiras e bancos vazios aguardando bundas ausentes, um vendedor de água de coco exclusivo para nós dois...

Além do casario maravilhoso, muros envelhecidos, objetos carcomidos pela maresia, as águas sujas pelos barcos e outras imundícies, e uma paisagem impressionante ao longe, em todos os quadrantes. No mais, homens e mulheres de todas as idades acomodados de forma desajeitada na paisagem sublime, sobrevivendo na rapidez lânguida de quem não tem pressa.

sobre o autor

Abilio Guerra é professor de graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie e editor, com Silvana Romano Santos, do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.

comments

100.03 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

100

100.01 viagem cultural

Cuba, a esfinge do Caribe

Patrícia Orfila Barros dos Reis and Thiago Henrique Darin

100.02 arquitetura turística

Grande Hotel Ouro Preto

Sérgio Ulisses Jatobá

100.04 música

Como os elefantes, os dragões não esquecem

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided