A cidade de Eindhoven é famosa por sediar durante muitos anos a empresa Philips. Está é uma das razões pelo qual a cidade é uma das maiores e mais importantes economicamente da Holanda. Apesar de a arquitetura ser de modo geral tradicional, alguns arquitetos vêm desenvolvendo novas ideias para a cidade. Os edifícios selecionados a seguir são exemplos da arquitetura contemporânea da cidade. Alguns projetos possuem formas complexas ou usaram fabricação digital no processo de projeto. Essa visita foi parte de uma viagem de estudos. Em 2015, eu recebi uma bolsa sanduíche Ciências sem Fronteiras para estudar na Universidade de Eindhoven, entre outros tópicos, a arquitetura holandesa. O foco foi em edifícios contemporâneos com formas complexas (1).
Centro de Esportes Strijp, 2012, de LIAG Architects
O centro de esportes Strijp é um complexo de tamanho médio com fachadas curvas. O acabamento multicolorido é uma das suas características, e a forma do edifício que está integrada com a vizinhança. O lado da fachada sem janelas dá uma noção diferente de escala, no qual você percebe essa onda listrada e colorida repousando sobre a grama (2).
Piazza Shopping Mall, 2004; Media Market, 2005; September Plein, 2009; Entrada do De Admirant (ou o Blob), 2010, de Massimiliano Fuksas
O arquiteto e designer Gio Ponti estava sobrevoando a Holanda quando se inspirou pela paisagem para desenhar as cerâmicas da fachada da loja de departamentos De Bijenkorf em 1969. Eindhoven estava completamente destruída depois da Segunda Guerra Mundial, então o projeto de Ponti para a loja e para a praça em frente foi parte do plano de reconstrução da cidade. Então em 2004, Fuksas renovou toda a estrutura com a construção do Shopping Piazza ao lado da loja De Bijenkorf, fazendo algumas alterações na praça September Plein em 2009. O shopping Piazza é ao mesmo tempo um centro comercial, e uma conexão entre o centro da cidade e a parte norte. A cobertura apoiada em altas colunas de metal faz com que o interior do shopping seja completamente integrado com a praça, dando a impressão de uma galeria a céu aberto. Em 2010, Fuksas projetou a entrada para o prédio De Admirant após a conclusão do Media Market em 2005 (o qual é conectado com o Piazza por uma passarela). O antigo prédio De Admirant é conhecido pelo nome de Senhor Marrom (Bruine Heer), pois ele situa-se perto do edifício Dama Branca (Witte Dame), que é a antiga fábrica de lâmpadas Philips e atualmente tem um uso misto, comercial e residencial. Perto você pode visitar o quarteirão Strijp-s, um projeto de renovação urbana. Os prédios das fábricas Philips estão sendo renovados para abrigar apartamentos, escritórios, galerias, restaurantes etc (3).
Dynamo, 2005, de Diederendirrix
Dynamo é um centro comunitário para jovens e adolescentes se envolverem em atividades culturais como música, dança e esportes. A fachada é composta por doze variações de pedras e a entrada é sinalizada pelo canto vermelho. Esse cubo sólido, de alguma maneira, está integrado com a praça em frente que é usada para as mesas externas dos restaurantes (4).
Vesteda, 2006, de Jo Coenen
Vesteda é um edifício residencial com dois apartamentos por andar e uma cobertura, o térreo é destinado para atividades comerciais. É o quarto prédio mais alto de Eindhoven com 90 metros de altura. O projeto da planta é em formato de losango o que dá ao edifício uma aparência aerodinâmica (5).
Van Abbe Museum, 2003, de Abel Cahen
O museu Van Abbe está localizado no coração de Eindhoven e um local para exibições temporárias de arte, mas também tem uma pequena coleção de pinturas de artistas Holandeses. A entrada do museu é parte de um projeto de 1936 do arquiteto A. J. Kropholler. O novo museu está integrado com o prédio antigo, com o canal e com a rua Stratumsedijk que possui muitos pubs, bares e restaurantes. Uma passagem entre o museu e a rua é possível pela menor ponte coberta do mundo, projetada pelo arquiteto e artista John Körmeling em 2006 (6).
Parktheater, 2006, de Architecten En En
O Parktheater foi construído em 1989 e renovado em 2006 por Architecten En En. O uso de materiais e texturas e a simplicidade das formas faz esse teatro um bom exemplo da arquitetura contemporânea em Eindhoven, onde frequentemente há uma integração do edifício com o local e há muitos exemplos de renovação de estruturas antigas. A textura no grande volume e o padrão na fachada de vidro é resultante de novos processos de fabricação na arquitetura contemporânea. O interior do edifício também vale a pena ser visitado (7).
Effenaar, de 2005, de sw + MVRDV
Esse edifício multifuncional é uma mistura de sala de concertos, bar e cafeteria, geralmente abrigando atrações musicais. MVRDV projetou uma caixa cinza com o volume das escadas em preto ao redor das fachadas, criando um elemento visual para as fachadas e liberando o centro do edifício para os concertos. Outro edifício cuja arquitetura é muito interessante, os interiores foram projetados por Anthony Kleinepier e Bob Copray (8).
Fontys Sports College, 2012, de Mecanoo
Nesse centro esportivo, Mecanoo escolheu trabalhar com um tijolo escuro dando uma aparência sólida para o edifício. Os tijolos são assentados em diferentes posições pela fachada para desenhar a silhueta de pessoas praticando esportes. Quando visitar esse edifício você pode ir a um lindo parque próximo, Genneperparken. Pode ser interessante visitar o Museu de Eindhoven, um museu a céu aberto com réplicas de casas holandesas de diferentes períodos da história, da pré-história até o período medieval. Há atores representando o estilo de vida medieval, por exemplo, como produziam fogo (9).
De Ranken, 2009, de AMA Group
Quando você vê esse conjunto habitacional a distância você tem a impressão de dois grandes X na paisagem. As varandas são integradas com o parque e o simples posicionamento de cada andar em diferentes recuos dá uma forma única para as torres. Torres não são uma tipologia comum em Eindhoven, o solo arenoso e úmido holandês possui pouca estabilidade. Considere visitar o Metaforum, dentro do campus da Universidade de Eindhoven, um projeto de renovação feito por Ector Hoogstad. Você irá ver, na frente da entrada do campus, a escultura divertida em grande escala De Flying Pins, dos artistas Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen (10).
Habitação estudantil Cederlaan, 2012, de Vissers e Roelands
Um antigo edifício de escritórios foi renovado para se tornar habitação de estudantes, as janelas com esquadrias coloridas se destacam nas paredes de tijolo escuro. O prédio está perto do Evoluon UFO, desenhado nos anos 60 por Louis Christiaan Kalff, o qual se baseou em uma ideia de Philips para um museu, hoje em dia é um local para eventos (11).
Ciclovia Van Gogh, 2014, de Studio Roosegaarde
Este pequeno trecho de ciclovia você acha quando vai de Eindhoven para Nuenen, uma pequena vila onde Van Gogh viveu por um período. Roosegaarde escolheu a pintura Noite Estrelada de Van Gogh como uma inspiração para o padrão brilhante no piso o qual é visível a noite devido à iluminação roxa e sensores de movimento (12).
Hovenring, 2012, de IPV Delft
Esta passarela para ciclistas e pedestres é suportada por uma estrutura de aço com 70 metros de altura. O cuidado com a iluminação faz com que a passarela seja não somente funcional, mas também uma escultura na paisagem à noite. A ideia é que os ciclistas possam cruzar a rodovia de maneira segura (13).
notas
1
Ver: SCHIPHORST, N.; VULLINGS, M.; JANSSENS, E.; TROMPERT, R. Architecture Eindhoven Guide. Mimoa. Drukkerij Lecturis: Eindhoven, 2010.
2
Mais informações: <www.liag.nl/en/assignments/item41/>.
3
Mais informações: <www.fuksas.com/en/Projects/Shopping-Mall-La-Piazza-Eindhoven>; <www.fuksas.com/en/Projects/Media-Markt-Eindhoven>; <www.fuksas.com/en/Projects/Admirant-Entrance-Building-Eindhoven>; <www.fuksas.com/en/Projects/18-Septemberplein-Eindhoven>; <www.strijp-s.nl/nl/home>.
4
Mais informações: <www.diederendirrix.nl/en/projects/dynamo/locatie:eindhoven>.
5
Mais informações: <www.jocoenen.com/jcau/index5.html#>.
6
Mais informações: <http://vanabbemuseum.nl/> <www.johnkormeling.nl>.
7
Mais informações: <www.architecten-en-en.nl/projecten/monumenten-en-hergebruik/parktheater-eindhoven.html> https://www.parktheater.nl.
8
Mais informações: <www.effenaar.nl> <www.anthonykleinepier.nl> <www.bobcopray.nl> <www.mvrdv.nl/projects/effenaar>.
9
Mais informações: <www.mecanoo.nl/Projects/project/59/Fontys-School-of-Sport-Studies?c=146>.
10
Mais informações: <www.ectorhoogstad.com>; <www.oldenburgvanbruggen.com>; <www.ama-group.info/#nl/projecten/binnenstedelijk/de-ranken-eindhoven>.
11
Mais informações: <www.vissersroelands.nl/hoofdpagina.htm>.
12
Mais informações: <www.studioroosegaarde.net/project/van-gogh-path>.
13
Mais informações: <http://ipvdelft.nl/portfolio-item/hovenring-2>.
sobre o autor
Maycon Sedrez é doutorando na Universidade Estadual de Campinas. Em 2015 ele fez um estágio na Universidade de Eindhoven sobre complexidade na arquitetura contemporânea. O autor agradece ao CNPq (203267/2014-1) e à Fapesp (2014/13572-5).