As duas Sinagogas de Toledo, Espanha, com a de Tomar em Portugal são das mais antigas da Europa. A conhecida como La Blanca foi construída em 1180 e convertida em igreja cristã no século 15 com o nome de Santa Maria La Blanca. Possui cinco naves separadas por arcadas em ferradura. A Sinagoga Sefardi del Tránsito, ou de Samuel ha-Levi, é de meados do século 14 e foi permitida pelo Rei Pedro I pelo apoio e fidelidade dos judeus de Toledo. Ambas apresentam a influência da arte islâmica inclusive na trama dos telhados (olha para o alto... para ver esse detalhe).
O arco em ferradura pode ser considerado um símbolo de sincretismo da arte das religiões monoteístas na época do domínio islâmico. Era largamente empregado nas igrejas cristãs e catedrais visigótica e foi reapropriados pelos conquistadores islâmicos. As colunatas das igrejas dos Visigodos destruídas pelo Califado foram reutilizadas nas Mesquitas, como no caso de Córdoba.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).