Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Missão jesuítica de São João Batista. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Ao entrar na Velha Catedral de Salamanca, olha para o alto para ver retábulo principal “História da Salvação” e a Torre do Galo.


how to quote

MORI, Victor Hugo. Velha Catedral de Salamanca, Espanha. Olha para o alto! #29. Arquiteturismo, São Paulo, ano 15, n. 172.04, Vitruvius, jul. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/15.172/8211>.


Em Salamanca, Espanha, ocorreu um fenômeno curioso na história da arquitetura. Quando se pretendeu edificar uma nova e monumental Catedral em estilo Gótico resolveram construí-la colada à Velha Catedral, conservando as duas com uma interligação na entrada e o reaproveitamento da torre com acréscimo superior. A fotografia à distância, acentuando o contraste entre as duas catedrais, demonstra a diferença de escala das igrejas. A altura da cúpula da igreja gótica faz quase desaparecer a cúpula velha denominada Torre do Galo.

Catedrais de Salamanca, Espanha
Fotomontagem Victor Hugo Mori, 2019

Para ver as duas preciosidades no interior da Velha Catedral – construção começada no início do século 12 – olha para o alto... para ver: o retábulo principal “História da Salvação” do início do século 15, executado pelos irmãos Delli (Daniel, Nicolás e Sansón), coroado na parte superior por um quarto de abóbada esférica com a maravilhosa pintura do Juízo Final; e a abóbada do transepto (Torre do Galo), com dupla cúpula (uma interna e outra externa).

A dupla cúpula foi interpretada até o início do século 20, por muitos historiadores, como a precursora da solução empregada posteriormente por Brunelleschi em Florença. Foi demonstrado por restauradores e estudiosos (como o célebre Torres Balbás), que as duas cúpulas não se solidarizavam e, portanto, não atuavam como unidade estrutural ao contrário da revolucionária obra fiorentina. Porém a fama da Torre do Galo permaneceu.

Catedrais de Salamanca, Espanha
Fotomontagem Victor Hugo Mori, 2019

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

172.04 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

172

172.01 13ª Bienal + Vitruvius (Preâmbulo)

Há vida sob os escombros

Alyson Cardoso Montrezol and Maria Isabel Imbronito

172.02 ensaio fotográfico

Igreja de Gesù em Roma, Itália

Victor Hugo Mori

172.03 ensaio fotográfico

Sant’Ignazio di Loyola em Roma

Victor Hugo Mori

172.05 ensaio fotográfico

Basílica de Saint-Denis nos arredores de Paris

Victor Hugo Mori

172.06 ensaio fotográfico

Palau de la Musica de Barcelona

Victor Hugo Mori

172.07 ensaio fotográfico

Sinagoga de Tomar em Portugal

Victor Hugo Mori

172.08 ensaio fotográfico

Catedral de Havana

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided