Em Salamanca, Espanha, ocorreu um fenômeno curioso na história da arquitetura. Quando se pretendeu edificar uma nova e monumental Catedral em estilo Gótico resolveram construí-la colada à Velha Catedral, conservando as duas com uma interligação na entrada e o reaproveitamento da torre com acréscimo superior. A fotografia à distância, acentuando o contraste entre as duas catedrais, demonstra a diferença de escala das igrejas. A altura da cúpula da igreja gótica faz quase desaparecer a cúpula velha denominada Torre do Galo.
Para ver as duas preciosidades no interior da Velha Catedral – construção começada no início do século 12 – olha para o alto... para ver: o retábulo principal “História da Salvação” do início do século 15, executado pelos irmãos Delli (Daniel, Nicolás e Sansón), coroado na parte superior por um quarto de abóbada esférica com a maravilhosa pintura do Juízo Final; e a abóbada do transepto (Torre do Galo), com dupla cúpula (uma interna e outra externa).
A dupla cúpula foi interpretada até o início do século 20, por muitos historiadores, como a precursora da solução empregada posteriormente por Brunelleschi em Florença. Foi demonstrado por restauradores e estudiosos (como o célebre Torres Balbás), que as duas cúpulas não se solidarizavam e, portanto, não atuavam como unidade estrutural ao contrário da revolucionária obra fiorentina. Porém a fama da Torre do Galo permaneceu.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).