A comunidade judaica se instalou em Tomar, Portugal, no início do século 14, para prestar serviços à Ordem dos Templários, depois Ordem de Cristo. A construção da Sinagoga de Tomar em Portugal foi ordenada pelo Infante D. Henriques, mestre da Ordem sediada no Convento de Cristo. Apresenta a planta quadrada com quatro colunas no centro.
Olha para o alto... para observar nos quatro cantos do salão (dois orifícios em cada canto) bilhas ou jarros bojudos de cerâmica (ressoadores) com a boca direcionada para o leitor da Torá no centro do salão. Um dos orifícios teve o revestimento parcialmente retirado para se entender esse curioso sistema acústico – já descrito por Vitruvius como “echea” (que ecoa) – nas arquibancadas dos teatros.
As bilhas acústicas foram empregadas em igrejas medievais em toda Europa com maior incidência na região da Normandie. Medições científicas atuais demonstram que a eficácia dos vasos acústicos é maior com a sala vazia.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).