Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Alhambra. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Ao entrar na Fortaleza Palaciana de Alhambra em Granada, olha para o alto para ver os minúsculos detalhes artísticos azulejos e relevos decorativos.


how to quote

MORI, Victor Hugo. Fortaleza Palaciana de Alhambra, Granada, Espanha. Olha para o alto! #37. Arquiteturismo, São Paulo, ano 15, n. 173.05, Vitruvius, ago. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/15.173/8255>.


A Fortaleza Palaciana de Alhambra em Granada (séculos 13-14) é a mais bela estrutura fortificada se considerarmos que se apresenta como obra de arte em todas as escalas. A escala monumental paisagística (quilométrica) sobre a cidade de Granada, com a Serra Nevada ao fundo; a escala arquitetônica (métrica) com a sucessão de palácios, jardins árabes, a arquitetura de água (ora corrente e ora parada reflexiva); e, para ver a escala centimétrica, olha para o alto e veja os minúsculos detalhes artísticos expresso nos azulejos, relevos decorativos e até em pequenos detalhes, como os corrimãos de água das escadarias dos jardins, com a água correndo para refrescar as mãos durante o duro percurso.

Fortaleza Palaciana de Alhambra, Granada, Espanha
Foto Victor Hugo Mori, 2013

O uso da água como espelho arquitetônico em plena Idade Média nos dá mostra da origem de soluções empregadas até hoje. O Pátio dos Leões na foto mostra a fonte com doze leões que representavam as doze tribos de Israel, foi confiscada de um palácio judeu Ibn Nagrela do século 12. Olhando para o alto, a cúpula sofisticada foi concebida para rememorar as tendas beduínas.

Fortaleza Palaciana de Alhambra, Granada, Espanha
Fotomontagem Victor Hugo Mori, 2013

Algumas torres de defesa ainda se conservam com a técnica da taipa de pilão, hoje sem o acabamento externo sofisticado. A taipa militar árabe não era revestida e tinha o acabamento de “cantaria fingida”. Frisos raspado na taipa eram preenchidos por pasta de cal, imitando o desenho de cantaria de pedra vermelha. Alhambra significa Fortaleza Vermelha. Ainda restam fragmentos originais de imitação de cantaria para ludibriar o inimigo em fortificações árabes no Algarve, que já documentei no passado.

Fortaleza Palaciana de Alhambra, Granada, Espanha
Fotomontagem Victor Hugo Mori, 2013

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

173.05 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

173

173.01 visita cultural

Hutongs em Beijing

Sergio Jatobá

173.02 ensaio fotográfico

Três religiões monoteístas no Monte Moriah (Monte do Templo) de Jerusalém, Israel

Victor Hugo Mori

173.03 ensaio fotográfico

Ópera Garnier de Paris

Victor Hugo Mori

173.04 ensaio fotográfico

Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo, França

173.06 ensaio fotográfico

Ermida de San Antonio de la Florida, Madri

Victor Hugo Mori

173.07 ensaio fotográfico

Castel del Monte, região da Puglia, Itália

Victor Hugo Mori

173.08 ensaio fotográfico

Praça de São Pedro no Vaticano

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided