A Ermida neoclássica de San Antonio de la Florida em Madri, projetada por Filippo Fontana e concluída em 1798, era uma capela real do Palácio de La Florida de Carlos IV nos arredores de Madri. Ao entrar, olha para o alto... para ver os afrescos do teto pintados por Francisco de Goya. É uma pintura revolucionária na cúpula, com uma nova forma de representação de perspectiva similar a utilização de “lente fotográfica olho de peixe”, retratando um dos milagres de Santo Antônio, quando fez um cadáver ressuscitar para testemunhar a inocência de seu pai na cidade de Lisboa. Goya morreu no exílio em Bordeaux (França) e seus restos foram transladados em 1919 para esta Ermida sob a cúpula de Santo Antônio.
Fato marcante e polêmico hoje na história da preservação foi a construção em 1925 de uma capela idêntica nas proximidades, para continuar os serviços religiosos enquanto a capela original foi transformada em Museu. Todos os visitantes percorrem a igreja olhando para cima, e a proibição de se fotografar os afrescos é sempre uma tentação legítima.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).