A Basílica de São Nicolau em Bari foi edificada entre 1087 e 1197 quando a região ainda estava vinculada ao Patriarca Ortodoxo Bizantino, desvinculado do poder papal de Roma. O corpo de São Nicolau foi transladado de Mira na Turquia, quando o local foi ocupado pelos muçulmanos em 1087.
A peregrinação a Bari sempre foi intensa, pois o santo é padroeiro da Grécia e da Rússia. A tradição germânica de Saint Nicholas (Sinterklass) ou Santa Claus ganhou força na América e Europa na época natalina e o culto ao santo se intensificou na Basílica de Bari. Ao entrar na nave, não se incomode com os arcos triunfais que dificultam a visão, e olha para o alto... e veja a bela pintura do teto de Carlo Rosa do século 17 com cenas de São Nicolau no Concílio de Nicea e o Paraíso com o pai eterno.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).