O Instituto Moreira Salles, em parceria com o Museu da Imagem e do Som – SP, apresenta a exposição sobre O estúdio fotográfico Chico Albuquerque, referência no Brasil nas áreas de fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana. As cento e cinqüenta imagens que integram a exposição foram selecionadas a partir das principais vertentes da produção do autor durante seu período de atuação em São Paulo.
Entre as décadas de 1950 e 1970, Chico Albuquerque trabalhou intensamente com propaganda e campanhas comissionadas, atendendo clientes de setores como indústria automobilística, moda, alimentos, arquitetura e política. Paralelamente à atividade comercial, manteve seu interesse na fotografia experimental e, entre as décadas de 1940 a 1960, participou do movimento conhecido como fotoclubismo, que acontecia principalmente em torno do Foto Cine Clube Bandeirante. Seu pioneirismo na fotografia de publicidade no Brasil ainda é pouco conhecido, pois apenas uma pequena parte de seu acervo de 70.000 imagens veio a público. Teve grande importância para a retomada de atenção a sua obra a exposição promovida em 2005 pelo MIS-SP, dando visibilidade a imagens produzidas entre a década de 1940 e o ano 2000.
Desde 2006, o Acervo Francisco Albuquerque se encontra sob a guarda do Instituto Moreira Salles em decorrência de um convênio entre o IMS e o MIS-SP, detentor do acervo – com a interveniência e participação do Instituto Cultural Chico Albuquerque de Fortaleza – que visa a sua preservação e difusão.
A presente exposição é consequência do trabalho empreendido pela Reserva Técnica Fotográfica do IMS-RJ de preservação e recuperação dos originais do fotógrafo e apresenta dezenas de imagens inéditas, que associadas a uma releitura de sua obra já conhecida e editada, resgatam o universo criativo e autoral de Chico Albuquerque nos anos de maturidade profissional e artística em São Paulo e permitem uma compreensão aprofundada e definitiva de seu papel na fotografia brasileira do século XX.
nota
NE
Texto curatorial da Exposição O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque, São Paulo, Museu da Imagem e do Som – MIS, de 30 de abril a 16 de junho de 2013.
sobre o autor
Sergio Burgi é coordenador da área de fotografia do Instituto Moreira Salles.