Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Sergio Burgi apresenta o texto da exposição "O estúdio fotográfico Chico Albuquerque", referência no Brasil nas áreas de fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana.

how to quote

BURGI, Sergio. O estúdio fotográfico Chico Albuquerque. Retrato, publicidade, indústria e arquitetura (1947-1975). Drops, São Paulo, ano 13, n. 068.03, Vitruvius, maio 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.068/4739>.


Vista da avenida São João, São Paulo, década de 1950
Foto Chico Albuquerque [Convênio Museu da Imagem e do Som – SP/Instituto Moreira Salles]


O Instituto Moreira Salles, em parceria com o Museu da Imagem e do Som – SP, apresenta a exposição sobre O estúdio fotográfico Chico Albuquerque, referência no Brasil nas áreas de fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana. As cento e cinqüenta imagens que integram a exposição foram selecionadas a partir das principais vertentes da produção do autor durante seu período de atuação em São Paulo.

Entre as décadas de 1950 e 1970, Chico Albuquerque trabalhou intensamente com propaganda e campanhas comissionadas, atendendo clientes de setores como indústria automobilística, moda, alimentos, arquitetura e política. Paralelamente à atividade comercial, manteve seu interesse na fotografia experimental e, entre as décadas de 1940 a 1960, participou do movimento conhecido como fotoclubismo, que acontecia principalmente em torno do Foto Cine Clube Bandeirante. Seu pioneirismo na fotografia de publicidade no Brasil ainda é pouco conhecido, pois apenas uma pequena parte de seu acervo de 70.000 imagens veio a público. Teve grande importância para a retomada de atenção a sua obra a exposição promovida em 2005 pelo MIS-SP, dando visibilidade a imagens produzidas entre a década de 1940 e o ano 2000.

Desde 2006, o Acervo Francisco Albuquerque se encontra sob a guarda do Instituto Moreira Salles em decorrência de um convênio entre o IMS e o MIS-SP, detentor do acervo – com a interveniência e participação do Instituto Cultural Chico Albuquerque de Fortaleza – que visa a sua preservação e difusão.

A presente exposição é consequência do trabalho empreendido pela Reserva Técnica Fotográfica do IMS-RJ de preservação e recuperação dos originais do fotógrafo e apresenta dezenas de imagens inéditas, que associadas a uma releitura de sua obra já conhecida e editada, resgatam o universo criativo e autoral de Chico Albuquerque nos anos de maturidade profissional e artística em São Paulo e permitem uma compreensão aprofundada e definitiva de seu papel na fotografia brasileira do século XX.

nota

NE
Texto curatorial da Exposição O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque, São Paulo, Museu da Imagem e do Som – MIS, de 30 de abril a 16 de junho de 2013.

sobre o autor

Sergio Burgi é coordenador da área de fotografia do Instituto Moreira Salles.

Instituto Medicamento Fontoura/Laboratórios Anakol – Fabricação do creme dental Kolynos, São Paulo, 1953
Foto Chico Albuquerque [Convênio Museu da Imagem e do Som – SP/Instituto Moreira Salles]

Lina Bo Bardi na Casa de Vidro, São Paulo, 1952
Foto Chico Albuquerque [Convênio Museu da Imagem e do Som – SP/Instituto Moreira Salles]

 

comments

068.03 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

068

068.01 arquitetura digital

Explorando arquiteturas que se transformam: um breve relato

Octavio Lacombe

068.02 legislação

A dinâmica de licenciamentos de obras no município do Rio de Janeiro

Gisela Santana

068.04 design

Sobre luminárias e gambiarras

Reuso de materiais de sucata

Kaio Chahad

068.05 crítica

Em estado crítico

Fredy Massad

068.06 planejamento

Operação Urbana Consorciada Tietê Osasco II

Uma inovação na gestão das cidades

Fernanda Queiroz da Silva Oliveira and Roberto Righi

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided