Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
José Lira comenta o título de professora emérita da Universidade de São Paulo recebido pela filósofa Marilena Chaui.

how to quote

LIRA, José. Marilena Chaui, professora emérita. Drops, São Paulo, ano 18, n. 123.05, Vitruvius, dez. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/18.123/6806>.


Marilena Chaui recebendo título de Professora Emérita na FFLCH USP
Foto José Lira


Marilena Chaui é a mais nova professora emérita da Universidade de São Paulo – USP (1). Conheci-a inicialmente através de seus livros sobre cultura popular e ideologia, quando era ainda aluno de graduação em arquitetura na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e pesquisava umas lindas casas de madeira nas favelas do Pina. Em 1989, durante a campanha presidencial, ouvi-a falar pela primeira vez ao vivo, ainda no Recife, no meio de um público completamente magnetizado por sua figura e sua voz.

Dois anos depois cheguei a São Paulo para o mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU USP, e não resisti em voltar aos bancos da graduação em Filosofia. Lá tive alguns dos melhores professores de toda a minha vida e por certo Marilena é uma delas. Com ela acompanhei um seminário de questões contemporâneas e cursei três disciplinas: um curso magistral de filosofia medieval, quando lemos a Consolação da filosofia, de Boécio, e a perturbadora História de minhas calamidades, de Abelardo; com ela também pela primeira vez tomei contato com a obra de Spinoza. Que cursos exemplares, e ao mesmo tempo emocionantes sobre a Ética e o Tratado teológico político!


Vídeo José Lira

Até hoje o meu único artigo sobre filosofia foi por ela publicado nos Cadernos Espinosanos, sobre um certo grau zero do connatus na Ética, ou antes, sobre a cessação desta potência inalienável de agir, de pensar, de sentir no homem. Mestra na sala de aula, mestra fora dela, lembro-me de sua atenção àquela pequena pesquisa, e de sua resistência à ideia ali contida. Porque, como bem notou o professor Sergio Cardoso em sua saudação a Marilena esta tarde, nela a filosofia, e não só a de Spinoza, é sempre uma paixão alegre de agir e de pensar o mundo, no mundo, para o mundo, desejo de liberdade, e de liberdade; reflexão e sentido permanente de atualidade. Especialmente em tempos sombrios como os de hoje no Brasil, e tenebrosos para a educação, a cultura, a política e a universidade.

Conceder-lhe hoje, no aniversário do Ato Institucional no5 – AI-5, um título como este é também um manifesto em defesa do ensino público, da cidadania cultural, da crítica da burocracia e da censura, contra uma universidade de resultados, servil, amedrontada. Sintomaticamente nem o Sr. Magnífico reitor da USP, o Sr. Marco Antonio Zago, nem seu vice, nosso futuro reitor, estavam presentes. Seja como for, a celebração foi de uma energia comparável a da homenageada. Parabéns, professora! Você honra o que a USP produziu de melhor para o Brasil nesses seus oitenta anos de existência!

nota

1
Marilena Chaui recebeu o título de Professora Emérita na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH USP no dia 13 de dezembro de 2017, às 14h.

sobre o autor

José Tavares Correia de Lira é arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

legenda

 

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided