Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O perfil Narrativas Fotográficas (https://www.instagram.com/narrativasfotograficas), no Instagram, apresenta possíveis abordagens da relação transdisciplinar entre as cidades e as fotografias.

english
The Narrativas Fotográficas profile (https://www.instagram.com/narrativasfotograficas), on Instagram, presents possible approaches to the transdisciplinary relationship between cities and photographs.

español
El perfil de Narrativas Fotográficas (https://www.instagram.com/narrativasfotograficas), en Instagram, presenta posibles aproximaciones a la relación transdisciplinar entre ciudades y fotografías.

how to quote

SOARES, Eduardo Oliveira. Narrativas fotográficas no Instagram. Drops, São Paulo, ano 22, n. 166.08, Vitruvius, jul. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.166/8187>.



As afinidades e contradições entre o espaço físico das cidades e as suas representações instigam pesquisas com as mais diversas abordagens. No Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU UnB está em curso pesquisa de doutorado sobre as representações da cidade e sua relação com o tempo, os territórios, as fotografias e as redes sociais.

A natural transdisciplinaridade que emerge desses temas instigou a criação de um perfil em uma rede social para a apresentação de alguns tópicos da pesquisa. O perfil Narrativas Fotográficas (1), no Instagram, contempla seleção de imagens de diferentes perfis produzidos por fotógrafos e fotógrafas que registram vários locais, em todo o Brasil, de uma maneira peculiar. Também indica algumas pesquisas relacionadas às narrativas, fotografias e cidades.

O perfil é um canal que reelabora a narrativa acadêmica. Aliás, é uma metanarrativa, pois aborda fotografias e redes sociais por meio de fotografias nas redes sociais. Com certeza apresenta uma narrativa demasiadamente enxuta e fragmentária, mas, por isso mesmo, é um convite para um instante de pausa no rápido processo que é visualizar publicações no Instagram. Um convite para se refletir sobre a potencialidade de informações presentes em uma fotografia. As pesquisas acadêmicas sobre a sociedade podem e devem transpor seu formato inicial a fim de serem conhecidas. Mais que isso, reconhecidas por dialogarem com um público mais amplo.

As representações sobre as cidades se reinventam continuamente, acompanhando as mudanças na sociedade. Correspondentemente, as redes sociais dedicadas a imagens registram, divulgam e influenciam modos de projetar, construir e perceber as cidades. Em cada superfície de uma fotografia se imiscuem o tema e a abordagem utilizada por quem realizou a captura fotográfica. Criação por si só cheia de nuances, que pode ser avaliada sob diversos aspectos.

O perfil Narrativas Fotográficas apresenta drops de possíveis abordagens da relação transdisciplinar entre as cidades e as fotografias.

nota

1
Narrativas Fotográficas <https://www.instagram.com/narrativasfotograficas>.

sobre o autor

Eduardo Oliveira Soares é doutor em Arquitetura e Urbanismo (2021) e servidor da Universidade de Brasília. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo (2013) e especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (2009), também pela Universidade de Brasília. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1995).
 

comments

166.08 instagram e pesquisa
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

166

166.01 política

O toque de recolher

Sobre o negacionismo de esquerda

Carlos A. Ferreira Martins

166.02 homenagem

As arquitetas e os livros

Dia nacional da arquiteta e urbanista

Abilio Guerra

166.03

Quando há a morte da arquitetura

Brendow Butinhol and Caio Côbo

166.04 política

Praça, Supremo, cemitério

Milton Hatoum

166.05 crise

Pela preservação da Escola de Artes e Arquitetura Professor Edgar Albuquerque Graeff

Rodrigo Bastos

166.06 política

O fogo e as cinzas

Entre o renascimento de Fênix e a punição eterna de Prometeu

Carlos A. Ferreira Martins

166.07 eventos extremos

Velhos desastres, mesmas cidades

Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro and Karla Azevedo dos Santos

166.09

O pobre desempenho ambiental dos escritórios por trás da caixa de vidro

Perspectivas futuras (parte 08/08)

Joana Gonçalves, Roberta Mülfarth, Marcelo Roméro, Alessandra Shimomura, Ranny Michalski, Eduardo Pizarro, João Cotta, Guilherme Reis, Paula Lelis and Juliana Pellegrini

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided