Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Os professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, Otavio Leonidio, Fernando Espósito e Marcelo Bezerra, prestam homenagem à colega Vera Magiano Hazan, recentemente falecida por Covid-19.

how to quote

LEONIDIO, Otavio; ESPÓSITO, Fernando; BEZERRA, Marcelo. Vera Magiano Hazan. Covid-19 interrompe uma vida cheia de realizações e promessas. Drops, São Paulo, ano 22, n. 167.01, Vitruvius, ago. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.167/8188>.


Vera Magiano Hazan
Foto divulgação [website FNA]


É com muita dor e tristeza que comunicamos o falecimento, ocorrido no sábado 31 de julho de 2021, de nossa querida professora Vera Magiano Hazan.

Vera foi arquiteta, urbanista, professora, pesquisadora, orientadora e, sobretudo, um ser humano daqueles que mudam o mundo que habitam, em suas múltiplas escalas e dimensões.

Dentre as múltiplas atividades profissionais e docentes que exercia, Vera era Supervisora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio (EMAU), estando à frente de projetos de grande destaque, entre eles a Estação Avançada de Pesquisa de Fernando de Noronha da Marinha do Brasil e o novo auditório da PUC-Rio. O EMAU é um espaço que ela liderou com muita dedicação e carinho, fazendo deste escritório um lugar não só do exercício profissional e acadêmico, mas também de ricas trocas interdisciplinares e, sobretudo, de formação. O papel que Vera desempenhou como professora e pesquisadora nesse espaço é de grande destaque. Sua generosidade e afeto alcançam várias gerações de arquitetas e arquitetos que por lá passaram. Vera sempre atuou ali com muita sensibilidade e empatia, sabendo que este espaço de formação é também um lugar de oportunidades, especialmente para estudantes em situação socioeconômica menos favorável.

Vera foi uma defensora incansável da chamada acessibilidade universal em arquitetura. Além dos muitos projetos realizados no EMAU, é preciso destacar sua mais recente realização, a criação do LABAH (Laboratório de Arquitetura Humanitária). Nos últimos anos, vinha se dedicando com muito profissionalismo, energia e, principalmente, muito carinho e vocação, a projetos com foco nas pessoas refugiadas, vítimas dos deslocamentos forçados e pessoas em situação de rua. Este campo de atuação evidencia sua profunda humanidade e amor ao próximo, especialmente aos mais vulneráveis.

Academicamente, este projeto expandiu consideravelmente os horizontes do DAU e da PUC-Rio, integrando pesquisadores de outras áreas e departamentos, assim como de outras universidades. Não por acaso, vinha obtendo crescente reconhecimento nacional e internacional. Como exemplo, destacamos o prêmio Práticas Pedagógicas da Mostra UIA2021RIO, outorgado ao Workshop Arquitetura Humanitária: refúgio e acolhimento, organizado pelo Laboratório de Arquitetura Humanitária EMAU DAU PUC-Rio, juntamente com a EAU UFF e a ESS UFF, trabalho que integrou a Mostra Nacional do UIA2021 em julho de 2021. Recentemente, um texto de sua autoria sobre este tema foi publicado na prestigiosa revista Virus (1).

Também entre as mais recentes atividades de formação e pesquisa, destacamos sua importante participação e contribuição no curso Ciudad, Género y Espacio Doméstico, curso que faz parte das atividades coordenadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), UNAM (México), Flacso (Ecuador) e Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

Vera foi uma arquiteta e urbanista completa, tendo atuado nas áreas de projeto, ensino, pesquisa e extensão; foi também uma assídua participante do debate público sobre a arquitetura e a vida nas cidades, tendo sido membra do Instituto de Arquitetos do Brasil e do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro, onde integrou a Comissão de Formação e Exercício Profissional do CAU-RJ.

Sua morte precoce, em decorrência da Covid-19, interrompe uma vida cheia de promessas. A história do DAU e da PUC-Rio, sem dúvida, estão e estarão marcadas para sempre por sua presença. As experiencias que ficam são as que nos emocionam. A passagem da Vera pelas nossas vidas e de nossos(as) estudantes é um belo testemunho disso.

notas

NE – Vera Magiano Hazan é colaboradora do portal Vitruvius desde sua origem, participando como parecerista da revista Arquitextos e como autora dos seguintes artigos:

HAZAN, Vera Magiano. A cidade do pedestre e da bicicleta. Arquiteturismo, São Paulo, ano 03, n. 028.05, Vitruvius, jun. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.028/1531>.

HAZAN, Vera Magiano. As passarelas urbanas como novos vazios úteis na paisagem contemporânea. Arquitextos, São Paulo, ano 10, n. 114.02, Vitruvius, nov. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.114/11>.

HAZAN, Vera Magiano. O papel dos ícones da contemporaneidade na revitalização dos grandes centros urbanos. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 041.02, Vitruvius, out. 2003 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.041/645>.

HAZAN, Vera Magiano. Os reflexos do mundo virtual na cidade real. Arquitextos, São Paulo, ano 02, n. 013.05, Vitruvius, jun. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.013/880>.

1

HAZAN, Vera Magiano. Humanitarian architecture and sheltering in Latin America. V!rus, n. 22, São Carlos, jul. 2021 <http://www.nomads.usp.br/virus/virus22/?sec=4&item=7&lang=en>.

sobre os autores

Otávio Leonidio, Diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, DAU/PUC-Rio.

Fernando Espósito, Coordenador de Pós-Graduação, PPGArq/DAU/PUC-Rio.

Marcelo Bezerra, Coordenador Acadêmico, DAU/PUC-Rio.

 

comments

167.01 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

167

167.02 racismo

Por causa da cor

Sobre o racismo cordial e estrutural do Brasil

João Sette Whitaker

167.03 crítica

Um Niemeyer possível

Thiago de Almeida

167.04 política

O projeto "fazendão" cabe numa democracia?

Carlos A. Ferreira Martins

167.05 homenagem

Geraldo Gomes da Silva

A ida final do arquiteto, professor, pesquisador, gestor e fotógrafo

Luiz Amorim and Frederico de Holanda

167.06 manifesto

“O MEC não pode ser vendido!”

Manifesto contra ameaça de venda do Palácio Capanema

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ CAU/RJ, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/RJ, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas SARJ, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap, Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA, Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos RJ SEAERJ and Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiros

167.07 política

O importante é destruir

Para desministro da educação a universidade é para poucos

Carlos A. Ferreira Martins

167.08 política

Uma disciplina chamada mentira

Agulhas Negras e a formação militar

Milton Hatoum

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided