Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

HATOUM, Milton. Uma disciplina chamada mentira. Agulhas Negras e a formação militar. Drops, São Paulo, ano 22, n. 167.08, Vitruvius, ago. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/22.167/8207>.


Soldados de chumbo
Foto Henrique Matos


O presidente do Brasil e vários de seus ministros generais estudaram na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). A Aman forma profissionais em estratégias de guerra, defesa territorial, teoria e práticas militares etc. Essa formação inclui também disciplinas de ciências humanas e exatas.

Numa boa reportagem de Júlia Dias Carneiro, publicada pela BBC Brasil em 2 de janeiro de 2019, o coronel João Augusto Vargas Ávila, chefe da divisão de ensino da Aman, declarou que a graduação nessa Academia “soma 8.200 horas de aula, superando cursos como Medicina, Direito e Engenharias”. Em seguida, ressaltou: “Nossos alunos são disponíveis 24 horas por dia e o modelo pedagógico é muito diferente de uma universidade civil. Temos um sistema de avaliação continuada envolvendo a parte cognitiva, psicomotora e afetiva. É o que chamamos de avaliação atitudinal” (1).

Apesar da alta carga horária, muitos brasileiros se perguntam o que o presidente teria aprendido nas disciplinas de filosofia, psicologia, sociologia, história, língua portuguesa e matemática. São perguntas pertinentes, pois um estudante de 13 anos de idade sabe calcular operações numéricas simples, como (-4) + 5 = 1. No cálculo do presidente, o resultado é 9. Foi assim que ele previu um crescimento anual de 9% do PIB.

Quanto à sua formação em ciências humanas, não se sabe que livros leu, se é que leu algum, exceto o de seu ídolo, um dos torturadores mais atrozes da ditadura. Mas há outras lacunas graves na formação intelectual e moral de Jair Messias Bolsonaro. Sabe-se que nas academias e colégios militares, a mentira e a indisciplina são consideradas desvios graves, sujeitos à punição. Em abril de 1988, o Conselho de Justificação Militar julgou e condenou por desvios gravíssimos o então capitão Bolsonaro. Meses depois, ele foi absolvido pelo Superior Tribunal Militar. Mas nas duras acusações do CJM constam “conduta irregular”, “práticas de atos que afetam a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe”, “desvio grave de personalidade e uma deformação profissional”, “falta de coragem moral para sair do Exército” e “ter mentido ao longo de todo o processo”. O jornalista Luiz Maklouf Carvalho analisa minuciosamente esse processo no livro O cadete e o capitão (2).

Tudo indica que a “avaliação atitudinal” do cadete Jair Messias não foi feita com um mínimo de rigor e seriedade. A “parte cognitiva” dele é lamentável; a psicomotora – expressa por escárnios e surtos agressivos constantes – é desastrosa; e a afetiva, nula. Basta mencionar uma de suas deploráveis declarações sobre as vítimas da pandemia: “A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo” (3).

Sim, a morte é o destino de todos. Mas, em situações ou períodos catastróficos, cabe ao presidente da República prestar solidariedade e expressar compaixão pelos doentes graves e pelas pessoas que perderam familiares e amigos. Nada disso foi feito. Faltou a ele o mínimo de ética ou de consciência moral perante a nação. Uma atitude ética significa, entre outras coisas, assumir um compromisso com a responsabilidade. Dito de outra forma: a irresponsabilidade tem uma relação direta com a falta de ética na política, na vida, nas relações sociais. Fazer uma escolha é um exercício de liberdade; e a liberdade, exercida com responsabilidade, dá dignidade a uma pessoa.

O presidente tem feito uma escolha que nada tem a ver com liberdade e dignidade. Prova disso são as reiteradas ameaças à realização das eleições de 2022. Não se sabe se ele está blefando, mas ameaçar a democracia já é um exemplo de gravíssima irresponsabilidade.

Algo de errado ocorreu na formação humanista do presidente e de seus ministros generais. Eles parecem avessos à democracia e às necessidades reais e urgentes dos setores mais fragilizados da nossa sociedade. Talvez desconheçam a biografia do marechal Cândido Rondon, que se relacionou de um modo compreensivo e solidário com os povos originários, e não com o desprezo e a crueldade com que são tratados pelo presidente e pelos atuais dirigentes da Funai.

A leitura de bons livros de ciências humanas e literatura teria enriquecido a formação dos oficiais diplomados na década de 1970, agora donos do poder. Será que os atuais diretores das divisões de ensino de academias e escolas militares estão interessados numa mínima formação humanista e democrática dos cadetes?

É uma pergunta legítima para a grande maioria da sociedade civil, que preza a democracia e o Estado de direito, e rechaça as mentiras superlativas e as ameaças de golpe do presidente e de seus generais. Aliás, essas mentiras, ameaças e pantomimas estão rebaixando o país a uma republiqueta qualquer, e das mais inexpressivas.

notas

NE – Publicação original do artigo: HATOUM, Milton. Uma disciplina chamada mentira. Caderno 2. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 20 ago. 1921.

1
CARNEIRO, Júlia Dias. Governo Bolsonaro: conheça a academia que formou o presidente e seis integrantes do governo. BBC News Brasil, 2 jan. 2019 <www.bbc.com/portuguese/brasil-46655124>.

2
CARVALHO, Luiz Maklouf. O cadete e o capitão – a vida de Jair Bolsonaro no quartel. São Paulo, Todavia, 2019.

3
“A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo", diz Bolsonaro. Uol, São Paulo, 02 jun. 2020 <www.youtube.com/watch?v=402CQ8yO4ho>.

sobre o autor

Milton Hatoum, arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP, é escritor, autor de um Relato de um certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado e diversos outros livros, ganhadores do Jabuti e outros prêmios importantes.

 

comments

167.08 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

167

167.01 homenagem

Vera Magiano Hazan

Covid-19 interrompe uma vida cheia de realizações e promessas

Otavio Leonidio, Fernando Espósito and Marcelo Bezerra

167.02 racismo

Por causa da cor

Sobre o racismo cordial e estrutural do Brasil

João Sette Whitaker

167.03 crítica

Um Niemeyer possível

Thiago de Almeida

167.04 política

O projeto "fazendão" cabe numa democracia?

Carlos A. Ferreira Martins

167.05 homenagem

Geraldo Gomes da Silva

A ida final do arquiteto, professor, pesquisador, gestor e fotógrafo

Luiz Amorim and Frederico de Holanda

167.06 manifesto

“O MEC não pode ser vendido!”

Manifesto contra ameaça de venda do Palácio Capanema

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ CAU/RJ, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/RJ, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas SARJ, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap, Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA, Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos RJ SEAERJ and Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiros

167.07 política

O importante é destruir

Para desministro da educação a universidade é para poucos

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided