Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Homenagem póstuma de Gabriel Neistein Lowczyk a Emanoel Araujo, importante artista plástico, escultor e diretor-curador do Museu Afro Brasil, que faleceu aos 81 anos.

how to quote

LOWCZYK, Gabriel Neistein. Homenagem a Emanoel Araujo. Drops, São Paulo, ano 23, n. 180.01, Vitruvius, set. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.180/8574>.


Emanoel Araujo, Casario, 1969. Xilogravura
Foto divulgação


Neste simbólico sete de setembro, Emanoel Araujo nos deixou. Na companhia de meu tio-avô, José Neistein, pude cruzar com ele algumas vezes em ambientes de arte, já que eram amigos de longa data. Mas foi só após a passagem de meu tio que quis telefonar a Emanoel, perguntando se ele toparia escrever um texto das memórias que tiveram juntos. Prontamente ele me convidou ao seu atelier para conversarmos.

Aquela foi a hora da estrela, no coração do Bixiga me recebeu com seu cachorrinho em um enorme sobrado geminado, preenchido com sua particular coleção de arte, dessas que mistura com beleza e sensibilidade artes populares, máscaras africanas e obras modernas, suas e de artistas com quem conviveu. Devo ter passado umas duas horas conversando e passeando com ele por ali, ciente a todo momento de meu privilégio em compartilhar a presença com esse grande artista e curador que foi.

Deixo como uma homenagem-mútua dois pequenos excertos de textos: o primeiro de José sobre Emanoel, escrito em 1975 em sua mostra de gravuras no Brazilian-American Cultural Institute — Baci, e o segundo mais recente e ainda inédito, fruto de minha visita a seu atelier, de Emanoel para José, onde ele reconhece que na crítica daquela mostra de xilogravuras, residia a revelação de um caminho de aprofundamento que estaria por vir: “a passagem da gravura para as esculturas”, “sem concessões”.

Emanoel Araújo (1)

“Partindo da experiência figurativa, onde as formas animais e o temário regional da Bahia ocupavam o centro, para chegar à abstração de tipo construtivista, cuja pesquisa o leva a contrapor faixas, impressas em cores geralmente fortes, e zonas brancas, com recursos de relevo e tridimensionalidade, o itinerário de Emanoel Araújo é basicamente o de um xilogravador, que em pouco mais de uma década de exercício profissional transformou-se num dos artistas brasileiros mais representativos, nesta modalidade.

A sensualidade e erotismo iniciais, estampados no plano, sublimaram-se na força e no requinte cromático e formal desenvolvidos no espaço, mais recentemente explorado pela caprichosa montagem de tiras avulsas, impressas, subordinadas a construções rítmicas e expressivos movimentos. Da recatada atmosfera inicial, quase ilustrativa, à grande decoração das estampas monumentais atuais, o caminho foi disciplina, rigor, aprofundamento e inventividade, sem concessões”.

Saudades de José Neistein (2)

“Conheci o Neistein em Washington, nos Estados Unidos da América do Norte, quando ele dirigia o Brazilian-American Cultural Institute, na capital americana. Foi ele o responsável por minha primeira exposição naquele instituto [...]. José Neistein era um homem de fina elegância e erudição, sua voz tinha uma sonoridade solene e didática.

Revendo as fotos da minha exposição, organizada pela sensibilidade de Neistein, aquela geografia da sequência de gravuras planas e com relevo das gravuras de armar, ali ele apontava na direção do que viria acontecer, a passagem da gravura para as esculturas”.

notas

1
NEISTEIN, José [1975]. Feitura das artes. São Paulo, Perspectiva, 1981, p. 97–98.

2
ARAÚJO, Emanoel. Excertos de texto memorial ainda inédito, out. 2021.

sobre o autor

Gabriel Neistein está finalizando a gradauação na FAU-USP. É judeu e paulistano e atualmente reside no bairro do Bom Retiro. Realiza diversas práticas, estudos e ativismos sobre territórios urbanos, memória, projeto arquitetônico e artes visuais. Trabalha com o legado e coleção de artes José Neistein.

Emanoel Araujo, Abstrato, 1973. Xilogravura
Foto divulgação [Acervo José Neistein]

Emanoel Araujo, Movimento Dançante, 1987. Madeira policromada
Foto divulgação

 

comments

180.01 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

180

180.02 homenagem

Mikhail Gorbachev

Sonia Marques

180.03 política

Cotas, inclusão e justiça social II

Independence day

Carlos A. Ferreira Martins

180.04 política pública

Vale-tudo eleitoral

Compra de votos com emendas chega ao programa Casa Verde e Amarela

Nabil Bonduki

180.05 fluxos

Sobre museografia e fluxos

Victor Hugo Silva and Sheila Walbe Ornstein

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided