Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Nada se compara com a gratíssima supressa de descobrir o espaço com suas características originais, até o ponto da emoção e a reafirmação do amor pela profissão escolhida.

how to quote

GHIONE, Roberto. Brutalismo revalidado. Restauro do edifício da Municipalidad de Córdoba, Argentina. Drops, São Paulo, ano 24, n. 192.02, Vitruvius, set. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.192/8895>.



O Movimento Moderno marcou a paisagem urbana e a cultura de muitas cidades latino-americanas com exemplares notáveis que hoje fazem parte do património arquitetônico e urbanístico, muitos deles declarados monumentos históricos pelos órgãos de avaliação e proteção.

Uma obra de destaque é o edifício da Municipalidad de Córdoba, produto de um concurso nacional de projetos vencido em 1953 pelo escritório portenho SEPRA – Sánchez Elías, Peralta Ramos e Agostini, de importante atuação, entre cujas obras de ressalte merecem menção o Banco de Londres y América del Sur (em coautoria com Clorindo Testa), os hotéis Sheraton e Libertador, a torre Catalinas Norte, o Hospital Privado de Córdoba e outras.

O projeto provocou impacto na estrutura urbana e na consciência social conservadora da época por suas características simbólicas e inovadoras. O edifício articula dois volumes diferentes, correspondentes a sede do poder executivo municipal um deles, e aos escritórios administrativos o outro. A composição volumétrica integra significativos espaços urbanos e definem o denominado Centro Cívico da cidade, composto pelo próprio edifício municipal, o edifício do Palacio de Justiça (de organização e linguagem neoclássica), o caraterístico riacho La Cañada, o Passeio Sobremonte e as praças Itália e da Intendência.

O volume administrativo pousa sobre um sistema de pórticos de concreto aparente de expressiva plasticidade, resultante de evidenciar a resposta aos próprios esforços estruturais, que concentram a distribuição dos pilares dos pavimentos tipo. Brisse soleis protegem as aberturas nas orientações Leste, Norte e Oeste, e o sistema construtivo fica evidente manifestando o concreto aparente na estrutura e os planos de alvenaria nos fechamentos. A organização tipológica é de planta livre, com núcleo central de circulações e serviços.

O volume executivo, mais baixo, possui colunata perimetral que define uma ordem monumental para a sede do governo. A base do edifício se resolve com pedra do lugar, integrando a linguagem internacional com elementos da geografia local.

A articulação e integração entre interiores e exteriores, diversidade de alturas e sequências de locais abertos e semicobertos definem uma espacialidade rica e cambiante, um dos principais legados do Movimento Moderno.

Ao longo de mais de sessenta anos de vida o edifício sofreu modificações provocadas pelo acúmulo de escritórios para atendimentos presenciais, e assim dar conta da crescente demanda de uma cidade que experimentou um dinâmico processo de crescimento e transformação. Sucessivas improvisações foram alterando as qualidades do espaço original para dar lugar à crescente e dominante burocracia.

As obras de restauro do Hall principal se iniciaram em 2021, sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo Municipal, e permitiram recuperar as características originais do projeto. A superação do atendimento presencial e a substituição do papel pela informação nas nuvens revelaram a inutilidade e ineficácia de inúmeras divisórias físicas que, a aos poucos, foram destruindo os conceitos do projeto inicial, especialmente a limpeza da estrutura e a claridade das integrações espaciais.

Divisórias inúteis e agressivas foram retiradas e camadas de tintas foram removidas até recuperar a aparência magnifica do concreto domesticado (cuidadosamente construído, diferente da expressão bruta dos projetos corbusieranos).

O brutalismo revalidado é surpreendente, assim como a limpeza de elementos supérfluos, que revela a ideia original do projeto de integração de espaços interiores e exteriores, de diversas alturas.

À valorização da arquitetura, indubitável patrimônio cultural da cidade, soma-se uma reivindicação pessoal. Durante doze anos desenvolvi trabalhos profissionais na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e na Direção de Planejamento Urbano, e sempre estimei as qualidades arquitetônicas do meu local de trabalho. Embora cobertas por camadas de tinta e múltiplas improvisações, dava para imaginar as intenções originais do projeto. Mas nada se compara com a gratíssima supressa de descobrir o espaço com suas características originais, até o ponto da emoção e a reafirmação do amor pela profissão escolhida. Viva a Arquitetura!

sobre o autor

Roberto Ghione, Arquiteto, Especializado em Crítica Arquitetônica, Preservação do Patrimônio e Planejamento Urbano. Presidente do IAB PE 2017/2119. Titular do escritório Vera Pires e Roberto Ghione Arquitetos Associados.

 

comments

192.02 crítica
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

192

192.01 literatura

Alceu cobrador

Homens provisórios 10

Luís Antônio Jorge

192.03 crítica

Como produzir tensão

Nova exposição de Marcia Pastore

Yuri Quevedo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided