Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Homenagem póstuma do CAU BR a Danilo Santos de Miranda, diretor por quase quarenta anos do Sesc São Paulo, uma das instituições culturais mais importantes do Brasil.

how to quote

CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Danilo Santos de Miranda. Homenagem do CAU BR. Drops, São Paulo, ano 24, n. 193.02, Vitruvius, out. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.193/8920>.


Danilo Miranda (1943–2023)
Foto CPFL Cultura [Wikimedia Commons]


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lamenta profundamente o falecimento, aos oitenta anos, do sociólogo Danilo Santos de Miranda ocorrida em 29 de outubro em São Paulo.

Reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho que realizou desde 1984 na direção do Serviço Social do Comércio de São Paulo, Danilo Miranda foi o responsável pela existência de mais de trinta unidades da instituição no estado, priorizando a excelência da programação cultural, a integração com a comunidade e a qualidade dos equipamentos.

Entre os mais renomados estão o icônico Sesc Pompeia (Lina Bo Bardi), 24 de Maio (Paulo Mendes da Rocha/MMBB Arquitetos), Vila Mariana (Jerônimo Bonilha Esteves), Avenida Paulista (Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi), Araraquara (Abrahão Sanovicz e Edson Elito), Pinheiros (Miguel Juliano), Santo Amaro (Edson Elito), Itaquera (Claudio Cianciarullo e Eduardo de Castro Mello, com playground de Christina de Castro Mello e Rita de Cássia Vaz), para citar alguns projetos. Nos anos recentes a entidade tem promovido concursos públicos de arquitetura, ampliando o cartel de arquitetos na concepção de suas novas unidades.

“Como a arquitetura pode educar? Nosso princípio básico é a educação informal permanente, através da cultura, da atividade física, da questão alimentar e da saúde. Sempre com caráter educativo. A arquitetura exerce essa mesma função dentro do Sesc”, disse ele em palestra no I Seminário de Formação promovido pelo CAU BR Brasil em 2022.

Quando o Sesc escolhe, disse ele, um projeto arquitetônico, o principal aspecto levado em conta é a experiência que os visitantes terão no espaço. “Democracia, sustentabilidade e memória são questões vitais, presentes no projeto arquitetônico”. Dentro desse espírito, por exemplo, Lina Bo Bardi projetou em 1986 o Sesc Pompeia. “Era uma arquiteta que tinha muito presente essa questão da democratização do espaço, o que coincidia com aquilo que o Sesc pretendia também”, disse Danilo. “O Sesc Pompeia é uma rua coberta, com vários pavilhões de um lado e de outro”.

Outro exemplo é o Sesc 24 de Maio” Existe uma passagem transversal na rua e também uma piscina na cobertura, tudo isso a poucos metros do Teatro Municipal. É uma coisa especial, que muda a paisagem urbana”.

Danilo Miranda recebeu diversas distinções nacionais e internacionais, da França, Polônia, Japão, Bélgica, Alemanha e Portugal, entre outras.

O CAU Brasil se solidariza com a família, os amigos e o Sesc SP.

 

comments

193.02 homenagem a Danilo Santos de Miranda
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

193

193.01 homenagem a Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda

Homenagem do Instituto Bardi

Instituto Bardi

193.03 patrimônio moderno

Secretaria Municipal de Obras e Viação

Por que preservar o edifício sede da Smov?

Sergio Moacir Marques

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided