Jorge Wilheim e o Plano Diretor Estratégico de São Paulo
Marcelo Corti
Jorge Wilheim é Secretário de Planeamento Urbano de São Paulo (1) e esteve presente no Diálogo "Cidade e cidadãos do século XXI" no recente Forum 2004 (2). Café de las Ciudades (3) o entrevistou, pensando especialmente na continuidade da matéria com Raquel Rolnik, publicada em nosso número 1 (4), e na possibilidade de transmitir a experiência de dois anos de aplicação do Plano Diretor Estratégico.
A entrevista é anterior aos recentes debates municipais ocorridos no Brasil, aonde ao fechamento desta edição de Café de las Ciudades a prefeita Marta Suplicy aparecia nas pesquisas derrotada no segundo turno diante do ex-candidato presidencial José Serra. Contudo, à margem do resultado final da eleição e de suas consequências para a aplicação do Plano, o diálogo com Wilhem foi útil para revisar os processos e conceitos chaves na formulação desse instrumento urbanístico para a maior megalópole sul-americana (5).
notas
1
Por ocasião da publicação original da entrevista, em novembro de 2004, o arquiteto Jorge Wilheim ainda dirigia a SEMPLA.
2
CORTI, Marcelo. “Encuentros das cidades”. Café de las Ciudades, ano 3, nº 24, out. 2004 <http://www.cafedelasciudades.com.ar/encuentros_24.htm>.
3
Café de las Ciudades, Revista digital de conhecimento, reflexiones e miradas sobre a cidade http://www.cafedelasciudades.com.ar.
4
"A missão do urbanismo é redistribuir riqueza e enfrentar a exclussão” (entrevista com Raquel Rolnik) Café de las Ciudades, ano 1, nº 1, nov. 2002 <http://www.cafedelasciudades.com.ar/numero_um.htm#entrevista>.
5
Nota do editor – Como sinaliza o entrevistador Marcelo Conti, a prefeita Marta Suplicy acabou derrotada para o candidato José Serra que, ao assumir o posto, mudou todo o secretariado. Mesmo assim, as questões debatidas na entrevista merecem uma reflexão por parte dos interessados no destino da capital paulista.