Fredy Massad é um arquiteto argentino, formado pela FADU-Buenos Aires, e há vários anos colaborador do Vitruvius. Junto com Alicia Guerrero Yeste, sua companheira, também de trabalho, se dedicam à árdua tarefa de exercer a crítica arquitetônica, cultural e social através de seus artigos publicados nos jornais espanhóis ABC e La Vanguardia, além de revistas de todo o mundo. Durante todos esses anos, o exercício de construir essa ponte construída com muito afinco entre a difícil relação entre o leitor não especializado e a crítica arquitetônica. Fredy e Alicia publicam frequentemente na revista Drops do portal Vitruvius (1).
Por isso, mais do que nunca, suas palavras de análise sobre o contexto espanhol e europeu, onde mora e está afincado há anos, são as mais acertadas. A entrevista cedida gentilmente pela revista Traço é um termômetro das inquietudes da península ibérica que quiçá estejam longe das perspectivas da atual pujança econômica pela qual passa a América Latina.
Entretanto, há muito do discurso que, mais do que a esfera econômica, discute o fracasso da profissão do arquiteto, e daí a sua pertinência para qualquer contexto. Fredy não hesita em apontar "culpáveis", faz a crítica aos nossos colegas arquitetos que denigram a imagem da própria disciplina, cujo trabalho baseado na auto-afirmação nos meios de divulgação, especializados ou não, asseguram mais a sua imagem pessoal do que relevência à sua obra.
notaNE
Publicado originalmente em Traço, n. 3, Lisboa, Oct./Nov./Dez. 2011 (versão original em PDF).
1
Alguns dos artigos publicados podem ser encontrados nesta lista.