Arnold Walz é arquiteto e sócio fundador da empresa designtoproduction (www.designtoproduction.com) gerenciando o escritório em Stuttgart. Ele estudou arquitetura na Universidade de Stuttgart e foi um pioneiro no desenvolvimento de modelos CAD paramétricos para o planejamento da construção. Ele ajudou a melhorar o trabalho da mão de obra e a precisão na execução de alguns dos edifícios mais comentados nos últimos anos como o Museu Mercedez Benz em Stuttgart, Zentrum Paul Klee em Berna, P&C Weltstadthaus em Colônia, Museu Porsche, a Sede da Lufthansa Frankfurt entre outros.
O trabalho realizado por designtoproduction - definido pelos seus diretores como organizar, otimizar, simplificar e materializar - surgiu como um novo tipo de habilidade em arquitetura que é fundamental para a produção da arquitetura contemporânea. Atualmente, alguns dos escritórios de arquitetura e engenharia líderes na Europa e América do Norte têm criado internamente grupos especiais de projeto ou grupos especiais de modelagem, formados por programadores, matemáticos, arquitetos e engenheiros trabalhando especificamente para encontrar soluções para o projeto e a construção de geometrias complexas. As empresas que não possuem este grupo interno têm a opção de contratar consultores especializados como a empresa designtoproduction.
Walz veio ao Brasil em maio de 2014 para palestrar e participar de discussões sobre a fabricação digital no Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC - lapac.fec.unicamp.br) na Universidade de Campinas (Unicamp) com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Durante uma das discussões com os pesquisadores de diferentes universidades uma interessante questão surgiu: se o escritório tem que, muitas vezes, recriar completamente a geometria em determinados projetos, ou interferir na seleção de materiais, como eles lidam com a questão da autoria? De acordo com Walz, a maioria dos arquitetos nunca irá reconhecer a contribuição dele para o projeto. Contudo, isto trouxe uma interessante discussão sobre o fim do conceito moderno de autoria, baseado na ideia do arquiteto como um criador solitário, e não como um membro de uma equipe cada vez maior de especialistas.
A entrevista a seguir é subdividida em dois blocos. Na primeira parte, Walz explica o tipo de trabalho realizado na desingtoproduction e seus aspectos técnicos, como o tipo de programas computacionais usados e o nível de interferência no projeto dos arquitetos. Na segunda parte, a discussão fica mais teórica e a relação entre aspectos técnicos e intenções arquitetônicas é estabelecida. Walz termina cogitando o que virá a seguir na arquitetura.