Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
A entrevista de Fernanda Ferreira com Paulo Mendes da Rocha pretende discorrer sobre as questões abordadas pelo arquiteto no processo de criação de um espaço cenográfico.

english
This interview aims to discuss the issues addressed by Paulo Mendes da Rocha in the process of creating the scenographys.

español
Esta entrevista pretende discurrir sobre las cuestiones abordadas por el escenógrafo Paulo Mendes da Rocha en el proceso de creación de un espacio escenográfico.

how to quote

FERREIRA, Fernanda S.. Uma conversa com o cenógrafo Paulo Mendes da Rocha. Entrevista, São Paulo, ano 19, n. 074.01, Vitruvius, maio 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/19.074/6980>.


Paulo Mendes da Rocha e Bia Lessa dentro do cenário de Grande Sertão: Veredas
Foto Fernanda Ferreira

“O teatro, veja você, é uma coisa extraordinária [...] E o que é interessante, nesta mágica de trabalho que move as emoções dos outros, que procura convocar e trabalhar a emoção das pessoas, é não representar de modo visível o óbvio. Fazer deste “veja você” uma coisa extraordinária [...] Uma coisa maravilhosa. De um realismo brutal...
Paulo Mendes da Rocha

No processo de pesquisa para minha dissertação de mestrado, ao tentar compreender a forma como Paulo Mendes da Rocha via a questão expositiva, tomei conhecimento dos incríveis cenários projetados por ele, principalmente, para a diretora Bia Lessa. Foi Bia que, em 1990, introduziu o arquiteto no mundo da cenografia para teatro e ópera e com quem ele estabeleceu relevante produção cenográfica por cerca de quase uma década. Esta parceria, enquanto obra, nos interessou pela refinada reflexão teórica e crítica que resultou em cenários com forte carga social e humana.

Ao todo, Paulo Mendes da Rocha projetou sete cenários para teatro e ópera. Além deles, o arquiteto projetou ainda a cenografia para o show de Marina Lima em 1996 e o desfile “Corpo Público” na SPFW (1999), da M. Officer.

comments

074.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

074

074.02

A arquitetura dá significado à vida

Gabriela Celani and David Sperling

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided