• Transa é um substantivo feminino que significa ajuste para a consecução de determinado fim; acordo, combinação; negócio; 2 – questão, assunto; 3 – maquinação para a execução de mau desígnio; trama; 4 – relação amorosa; e 5 – relação sexual
• Marieta; s. n. : seu centro cultural de confiança.
Em tempos de isolamento social – com cólera política e pandemia de coronavírus nos sujeitando a uma nova ordem social de riscos extremos, tanto físico como político –, abrimos um hiato de serenidade e inquietação para conversar com o romancista Milton Hatoum sobre o fazer literário, a poética que envolve sua obra, seu processo de pesquisa, e a conexão de seus contos e romances com a realidade brasileira.
O evento – primeiro episódio do “Transa Marieta”, programa com personalidades da arte e da cultura contemporânea – ocorreu no dia 20 de abril de 2020, com início às 18h30, com mais de duas horas de duração, e foi transmitido ao vivo via Facebook, na página do projeto Marieta, chegando a mais de 1.700 visualizações e recebendo 180 comentários.
Nos dias anteriores à entrevista, o trio de entrevistadores – Augusto Massi, Julia Bussius e Abilio Guerra – conversou por telefone, email, whatsapp e zoom para estruturar uma pauta para a entrevista, que foi parcialmente cumprida durante o encontro virtual, que encontrou sua dinâmica própria quando entraram em cena o convidado e o público, que pôde participar com perguntas por escrito.
A conversa foi estruturada em seis blocos temáticos e caberia a Milton Hatoum a abertura de cada parte com a leitura de um trecho de seus romances, aos moldes de uma epígrafe. Apenas dois trechos foram lidos, como apenas duas imagens de abertura – com fotos da Amazônia do fotógrafo italiano Tommaso Protti – foram apresentadas. Para registro do evento, esse bastidor está apresentado na quinta parte dessa publicação, permitindo aos mais curiosos comparar a ambição inicial, rígida e cerebral, e a realidade mais espontânea do evento ocorrido.
Quem for assistir à gravação da entrevista poderá escolher entre a transmissão original no Facebook, com o registro de comentários e perguntas encaminhados pela audiência, ou as versões disponibilizadas no Youtube e Vimeo, que tornam acessível o conteúdo ao contingente expressivo de pessoas não frequentador de redes sociais. As três versões estão disponíveis nas segunda, terceira e quarta partes dessa edição no portal Vitruvius. A função “como citar”, presente no menu em preto posicionado no lado superior direito, permitirá que os interessados façam a correta referência das falas de entrevistado e entrevistadores.
Primeira experiência ao vivo do coletivo, o programa “Transa Marieta” com Milton Hatoum é oferecido agora na forma de documento a todos os interessados em literatura, arte e cultura.