No campo do ensino superior e da pesquisa científica, já há mais de um século os Estados Unidos lideram os rankings de melhores instituições universitárias e os maiores índices de patentes, artigos e publicações científicas produzidas. Além das tradicionais instituições de ensino da Nova Inglaterra, como Harvard e M.I.T., Princeton em Nova Jersey, Yale em Connecticut e as Universidades de Nova York como Columbia e The Cooper Union, o ensino da arquitetura na costa oeste, em franco diálogo com a indústria da tecnologia, da moda e da cultura, seguidamente é apontado como o avant-garde da cena contemporânea. Ainda que na América Latina mudanças radicais no ensino superior, como o ingresso de multinacionais de ensino, com ações na bolsa, no outrora "mercado" dominado exclusivamente pelas universidades públicas e gratuitas e/ou privadas sem fins lucrativos, tenham trazido impactos negativos sem precedentes na qualidade, acompanhados pelo uso indiscriminado de novas tecnologias como o EAD, justamente conhecer o que pensam e o que praticam as instituições de referência no próprio contexto norte-americano parece ser uma necessidade estratégica.
Portanto, no sentido de construir uma visão crítica, não apenas recessiva, desde a margem vulnerável e ao sabor das mudanças de interesses de toda ordem, mas com intuito de entender a visão de futuro, de escolas e lideranças que ocupam a ponta destes movimentos e determinam tendências, é que parte desta pesquisa foi realizada. A Southern California Institute of Architecture SCI-Arc em Los Angeles figura frequentemente nos rankings internacionais como uma das cinco melhores faculdades de arquitetura do mundo. Com história semelhante à da Escola da Cidade em São Paulo – fundada por arquitetos com objetivo de inovar o tradicional ensino de arquitetura – e com investimentos pesados na infraestrutura e na pesquisa, a SCI-Arc, se não ocupa de fato uma condição de referência para a reflexão sobre o futuro da profissão e da educação do arquiteto, traz enorme produção e material para isto.
Favoreceu tremendamente o reconhecimento sobre as experiências da SCI-Arc a presença de seu atual diretor, o Arquiteto Hernán Díaz Alonso, nascido em Buenos Aires, Argentina, e formado em Rosário, mais ou menos da mesma geração. Neste sentido os paralelos com a América Latina e os contrastes com o contexto norte-americano se explicitam com clareza não só através de interpretações acadêmicas, mas pela experiência pessoal, principal condição perseguida pela pesquisa. Em um período letivo, visitamos a SCI-Arc, no Arts Districts em Los Angeles, uma área industrial dominada por fábricas desativadas e pavilhões de logística, atualmente em franca revitalização, como se pretende com o Quarto Distrito em Porto Alegre.
O Santa Fé Freight Depo, um prédio do início do século 20, projetado por Harrison Albright, foi adaptado para sediar a escola, antes localizada em Santa Monica, por um graduado da SCI-Arc e atual membro da faculdade, arquiteto Gary Page. O edifício, um pavilhão longitudinal de mais de uma centena de metros, é lindeiro ao 438 – unit apartment complex projetado por Michael Maltzan Architecture (MMA), em 2014, com tipologia aparentada aos pavilhões da vizinhança. O prédio da SCI-Arc, com sua longitudinalidade visível desde a generosa circulação que vertebra toda a escola, como uma rua interna, igualmente revela uma cena contemporânea. Os espaços flexíveis, a intercomunicação de áreas de trabalho com superfícies para exposições, circulações entremeadas por lugares onde constantemente acontecem críticas públicas de projetos acadêmicos, espaços recheados de maquetes, desenhos e peças de design produzidas pelos estudantes redobram a ideia de vanguarda da escola. Impressiona igualmente a disponibilidade de infraestrutura com postos de trabalho para estudantes, dotados de impressoras 3D individuais, maquetarias com robôs e outros recursos futuristas.
No dia da entrevista, um problema de agenda de Hernán nos obrigou, para esperá-lo, a comer um dos melhores hambúrgueres consumidos na Califórnia, servido na cantina da escola.