No dia 7 de maio de 2021, às 19h, em evento virtual devido a pandemia de Covid-19, foi lançado o livro biográfico Lina Bo Bardi: o que eu queria era ter história, de autoria de Zeuler R. Lima e editado pela Companhia das Letras (1). Além do autor, participaram do evento Marina Grinover, Silvana Rubino e Abilio Guerra, este na condição de mediador da conversa.
A minuciosa biografia, resultado de vinte anos de pesquisa, traz uma visão inédita e muito humana sobre a personalidade e a história de Lina, grande expoente da arquitetura do século 20. Antecipamos aos futuros leitores da biografia: trata-se de uma obra fadada a ser muito lida com interesse, certamente com muitas críticas por avaliações e interpretações que fogem de uma visão hagiográfica perigosa que se formou em torno dela. Essa Lina demasiadamente humana que surge nas páginas desse livro formidável está sempre carregada pelas forças da história coletiva, mas às quais ela se rebela com convicção, mesmo que seja acometida por momentos de melancolia e de desânimo.
Para o bate-papo com o autor foram convidados intelectuais que, assim como Zeuler, se debruçaram sobre o legado cultural dessa mulher fascinante: Marina Grinover, autora do livro Uma ideia de arquitetura, escritos de Lina Bo Bardi (2); Silvana Rubino, autora da tese de doutorado Rotas da modernidade: trajetória, campo e história na atuação de Lina Bo Bardi, 1947-1968 e coorganizadora, ao lado de Marina, de Lina por escrito (3); e Abilio Guerra, editor responsável pelos livros Lina Bo Bardi: Sutis substâncias da arquitetura (4), Casas de vidro (5) e Lina Bo Bardi (6).
O evento on-line ocorreu virtualmente no dia 7 de maio de 2021, às 19h, com transmissão nas redes sociais da Companhia das Letras e nas páginas Facebook do projeto Marieta e do portal Vitruvius.
notas
1
LIMA, Zeuler R. Lina Bo Bardi: o que eu queria era ter história — biografia. São Paulo, Companhia das Letras, 2021.
2
GRINOVER, Marina. Uma ideia de arquitetura: escritos de Lina Bo Bardi. São Paulo, Annablume, 2018.
3
RUBINO, Silvana; GRINOVER, Marina (Orgs.). Lina por escrito: textos escolhidos de Lina Bo Bardi. Coleção Face Norte, volume 13. São Paulo, Cosac Naify, 2009.
4
OLIVEIRA, Olivia de. Lina Bo Bardi: sutis substâncias da arquitetura. São Paulo, Romano Guerra/Gustavo Gili, 2006.
5
ANELLI, Renato; CAMACHO, Sol (Org.). Casas de vidro / Glass Houses. São Paulo, Romano Guerra Editora, 2018.
6
FERRAZ, Marcelo Carvalho (Org.). Lina Bo Bardi. 5ª edição. São Paulo, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, Romano Guerra, 2018.