Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Abilio Guerra, Marina Grinover e Silvana Rubino conversam com Zeuler Lima, autor da biografia Lina Bo Bardi: o que eu queria era ter história, editada pela Companhia das Letras.

how to quote

GUERRA, Abilio; GRINOVER, Marina; RUBINO, Silvana. Uma biografia de Lina Bo Bardi. Entrevista com Zeuler Lima. Entrevista, São Paulo, ano 23, n. 090.03, Vitruvius, jun. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/23.090/8517>.


No dia 7 de maio de 2021, às 19h, em evento virtual devido a pandemia de Covid-19, foi lançado o livro biográfico Lina Bo Bardi: o que eu queria era ter história, de autoria de Zeuler R. Lima e editado pela Companhia das Letras (1). Além do autor, participaram do evento Marina Grinover, Silvana Rubino e Abilio Guerra, este na condição de mediador da conversa.

A minuciosa biografia, resultado de vinte anos de pesquisa, traz uma visão inédita e muito humana sobre a personalidade e a história de Lina, grande expoente da arquitetura do século 20. Antecipamos aos futuros leitores da biografia: trata-se de uma obra fadada a ser muito lida com interesse, certamente com muitas críticas por avaliações e interpretações que fogem de uma visão hagiográfica perigosa que se formou em torno dela. Essa Lina demasiadamente humana que surge nas páginas desse livro formidável está sempre carregada pelas forças da história coletiva, mas às quais ela se rebela com convicção, mesmo que seja acometida por momentos de melancolia e de desânimo.

Para o bate-papo com o autor foram convidados intelectuais que, assim como Zeuler, se debruçaram sobre o legado cultural dessa mulher fascinante: Marina Grinover, autora do livro Uma ideia de arquitetura, escritos de Lina Bo Bardi (2); Silvana Rubino, autora da tese de doutorado Rotas da modernidade: trajetória, campo e história na atuação de Lina Bo Bardi, 1947-1968 e coorganizadora, ao lado de Marina, de Lina por escrito (3); e Abilio Guerra, editor responsável pelos livros Lina Bo Bardi: Sutis substâncias da arquitetura (4), Casas de vidro (5) e Lina Bo Bardi (6).

O evento on-line ocorreu virtualmente no dia 7 de maio de 2021, às 19h, com transmissão nas redes sociais da Companhia das Letras e nas páginas Facebook do projeto Marieta e do portal Vitruvius.

notas

1
LIMA, Zeuler R. Lina Bo Bardi: o que eu queria era ter história — biografia. São Paulo, Companhia das Letras, 2021.

2
GRINOVER, Marina. Uma ideia de arquitetura: escritos de Lina Bo Bardi. São Paulo, Annablume, 2018.

3
RUBINO, Silvana; GRINOVER, Marina (Orgs.). Lina por escrito: textos escolhidos de Lina Bo Bardi. Coleção Face Norte, volume 13. São Paulo, Cosac Naify, 2009.

4
OLIVEIRA, Olivia de. Lina Bo Bardi: sutis substâncias da arquitetura. São Paulo, Romano Guerra/Gustavo Gili, 2006.

5
ANELLI, Renato; CAMACHO, Sol (Org.). Casas de vidro / Glass Houses. São Paulo, Romano Guerra Editora, 2018.

6
FERRAZ, Marcelo Carvalho (Org.). Lina Bo Bardi. 5ª edição. São Paulo, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, Romano Guerra, 2018.

comments

090.03
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

090

090.01

Porque diabo esse cara fez isso?

Nuno Miguel Tavares da Costa

090.02

Athis: um caminho através da prática

Josiane Andréia Scotton, Lívia Fernanda Ribeiro Nunes and Natalia D'agostin Alano

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided