Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

how to quote

VERAS, Tiago Fernandes Távora. O lamentável muro da favela carioca. Minha Cidade, São Paulo, ano 04, n. 045.02, Vitruvius, abr. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/04.045/2015>.



A proposição de erguer muros de concreto para cercar favelas como Rocinha e Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, com o propósito de barrar a violência, ganhou contornos de piada de mau gosto, sobretudo por partir de quem mais deveria compreender as questões urbanas e para elas ter respostas adequadas – um arquiteto.

Como ser humano, causa-me estranheza e repúdio a idéia de que, nos dias atuais, o poder público ainda pretenda isolar em guetos determinada parcela da população, por julgá-la, arbitrariamente, ameaçadora e/ou inadequada ao convívio em sociedade sem barreiras. Os guetos e o muro de Berlim, Soweto e o muro de Sharon já nos deveriam ter ensinado algo a todos.

A violência urbana, ao contrário do que se tenta impingir, não tem definida no espaço urbano sua origem, agentes, local e conseqüências. Como arquiteto e urbanista, causa-me estupefação o desconhecimento, por parte de um colega (arquiteto Luiz Paulo Conde, vice-governador do Estado do Rio de Janeiro e autor da proposta), do papel da cidade e dos princípios básicos que regem o viver em coletividade.

Se há problemas nas favelas, e se estes resvalam perigosamente de suas fronteiras, é porque as benesses públicas, tais como infra-estrutura, educação e saúde, franqueadas à cidade real, rica, não chegaram às cidades pobres, surreais – as favelas.

Dificulta-se, assim, o acesso de seus moradores a emprego e bens – terreno fértil para a opção pela criminalidade. Isolar ou delimitar as áreas pobres – ainda que com cercas vivas ou ciclovias, como se tentou corrigir tardiamente a afirmação infeliz – não vai resolver o problema da violência, que ora se expõe ainda mais cruel. Para além dos traficantes, há uma contextura social rica e organizada nas favelas – hoje já bairros com antiga história.

É preciso respeitar esta população, tão usuária de toda a cidade e contribuinte de sua construção quanto todas as demais. É preciso que a cidade real se volte à cidade surreal; que seus serviços, cada vez mais, penetrem seus limites, subindo os morros e destruindo os muros reais da segregação, da demagogia, do preconceito e da exclusão social.

sobre o autor

Tiago Veras, arquiteto e urbanista, Fortaleza CE.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided