Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
O texto apresenta o projeto de corredores exclusivos para ônibus denominado Bus Rapid Transit

how to quote

LIMA, André. Plataformas de embarque e desembarque para o Bus Rapid Transit. Minha Cidade, São Paulo, ano 13, n. 146.03, Vitruvius, set. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.146/4473>.



O Governo do Estado do Espírito Santo lançou recentemente um projeto de corredores exclusivos para ônibus, denominado de BRT – Bus Rapid Transit.

O projeto ainda está em desenvolvimento e em fase de projeto executivo, mas o estudo preliminar da proposta já foi publicado e conta inclusive com um interessante projeto de plataformas de embarque e desembarque cujo projeto foi desenvolvido pelos arquitetos André Lima, Ângela Pandolfi, Fábio Chamon, Marcelo Freitas e Vera Queiroz do IOPES – Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo.

As plataformas ficam localizadas no canteiro central das principais vias artérias dos municípios  de Vitória, Vila Velha e Serra. Possuem duas tipologias, com 3 e 5 metros de largura e serão cobertas e iluminadas.

Perspectiva aérea da Estação BRT de 3 metros de largura [IOPES e Real Multimídia]

Por se tratar de uma obra pública, durante a concepção do projeto entendeu-se que sua tipologia deveria possuir uma identidade visual que remetesse a cultura local, ao imaginário da população.

O Espírito Santo, em seu segundo ciclo histórico de desenvolvimento, foi marcado pela utilização do modal ferroviário no transporte de pessoas, cargas gerais e de minério ferro. As principais cidades do Espírito Santo, do interior a região metropolitana, se desenvolveram lindeiramente as linhas de ferro e a cultura “ferroviária” está presente no imaginário da população, apesar do transporte ferroviário de pessoas ser atualmente restrito a um único embarque pela manhã na cidade de Cariacica.

Perspectiva interna da Estação BRT de 3 metros de largura [IOPES e Real Multimídia]

O resultado de projeto foi uma plataforma que lembra os pontilhões metálicos ferroviários, modelo de ponte que também foi utilizado como primeira ligação rodoviária da ilha de Vitória com o continente, A Ponte Florentino Avidos, também conhecida como as “cinco pontes” e que passará a ser passagem exclusiva para ônibus no projeto de mobilidade urbana que inclui o BRT.

sobre o autor

André Lima, arquiteto, formado pela UFES em 2003.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided