In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
português
O texto apresenta o projeto de corredores exclusivos para ônibus denominado Bus Rapid Transit
LIMA, André. Plataformas de embarque e desembarque para o Bus Rapid Transit. Minha Cidade, São Paulo, ano 13, n. 146.03, Vitruvius, set. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.146/4473>.
O Governo do Estado do Espírito Santo lançou recentemente um projeto de corredores exclusivos para ônibus, denominado de BRT – Bus Rapid Transit.
O projeto ainda está em desenvolvimento e em fase de projeto executivo, mas o estudo preliminar da proposta já foi publicado e conta inclusive com um interessante projeto de plataformas de embarque e desembarque cujo projeto foi desenvolvido pelos arquitetos André Lima, Ângela Pandolfi, Fábio Chamon, Marcelo Freitas e Vera Queiroz do IOPES – Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo.
As plataformas ficam localizadas no canteiro central das principais vias artérias dos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra. Possuem duas tipologias, com 3 e 5 metros de largura e serão cobertas e iluminadas.
Por se tratar de uma obra pública, durante a concepção do projeto entendeu-se que sua tipologia deveria possuir uma identidade visual que remetesse a cultura local, ao imaginário da população.
O Espírito Santo, em seu segundo ciclo histórico de desenvolvimento, foi marcado pela utilização do modal ferroviário no transporte de pessoas, cargas gerais e de minério ferro. As principais cidades do Espírito Santo, do interior a região metropolitana, se desenvolveram lindeiramente as linhas de ferro e a cultura “ferroviária” está presente no imaginário da população, apesar do transporte ferroviário de pessoas ser atualmente restrito a um único embarque pela manhã na cidade de Cariacica.
O resultado de projeto foi uma plataforma que lembra os pontilhões metálicos ferroviários, modelo de ponte que também foi utilizado como primeira ligação rodoviária da ilha de Vitória com o continente, A Ponte Florentino Avidos, também conhecida como as “cinco pontes” e que passará a ser passagem exclusiva para ônibus no projeto de mobilidade urbana que inclui o BRT.
sobre o autor
André Lima, arquiteto, formado pela UFES em 2003.