Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
Uma enchente em Patos PB afetou um de seus bairros destruindo habitações e meios de convívio social. Com uma análise das consequências do setor foi proposto um novo desenho urbano-arquitetônico para habitações de interesse social para os desabrigados.

english
Patos - PB in a flood - a affected neighborhoods destroying homes and means of social interaction. With an analysis of the consequences of the sector was proposed a new Urban-Architectural Design for Social Interest Housing for the homeless

español
Patos-PB en una inundación - a los barrios afectados por la destrucción de hogares y medios de interacción social. Con un análisis de las consecuencias del sector, se propuso un nuevo diseño urbano-arquitectónico para la Vivienda de Interés Social para la

how to quote

MONTEIRO, Aline Gomes de Sousa. Desenho urbano-arquitetônico em Patos PB. Uma nova visão de habitação de interesse social para o bairro do Morro. Minha Cidade, São Paulo, ano 13, n. 146.04, Vitruvius, set. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.146/4483>.


Vista das disposições das Habitações [arquivo pessoal]


Em Patos, cidade localizada a leste da região Nordeste, no interior da Paraíba, distante a 301 km da capital Paraibana, sofre a consequência de um crescimento acelerado, o que acarreta em ocupações na periferia da cidade. Casas são construídas sem infraestrutura estando dispostas sensivelmente a qualquer tipo de agressão.

O bairro Morro localiza-se na zona Leste da cidade de Patos, obtendo como outros bairros de baixa renda uma precariedade em sua infraestrutura urbana, com ruas esburacadas ou sem pavimentação, canal aberto com poluição visível, desnivelamentos nas calçadas, as edificações destruídas, ausência de coleta de lixo, segurança pública, posto de saúde, escolas e creches. Com base nas informações fornecidas pela CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), o bairro não possui esgotamento sanitário, os destroços são enviados diretamente para galerias de águas pluviais, despejados no canal existente no local ou clandestinamente os moradores criam fossas sépticas.

Patos – PB : Relação do Bairro Morro ao Centro [arquivo pessoal]

Patos – PB : Poluição do Canal [arquivo pessoal]

A enchente que ocorreu no dia 13 de abril de 2009 causada por chuvas torrenciais acima da média, chegando, de acordo com os dados fornecidos pela Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (AESA) a 306mm de precipitação, sendo o normal para Patos chegar no máximo 180mm, acarretando destruição e danificações. Provocou grandes problemas urbanísticos e de infra-estrutura nos bairros de baixa renda em Patos – PB, afetando, de acordo com a entrevista feita com José Marcone da Costa Santos, Secretário de Infra Estrutura, 3.000 pessoas no geral, sendo maior parte no Bairro do Morro com 227 famílias, ao todo, 889 pessoas.

O bairro Morro possui mais de 90% de suas ruas pavimentadas. O traçado urbano é regular, sendo suas ruas dispostas sobre uma malha urbana ortogonal, obtendo uma topografia plana.

Pavimentação dos logradouros [arquivo pessoal]

Levantamento da área [arquivo pessoal]

O comércio local encontra-se nas avenidas principais que estão destacados na cor cinza na figura acima, que corta bairro proporcionando um mercado interno pequeno. As demais edificações são destinas para residências, sendo estas habitações simples, com características populares, em média 70m².

O Bairro do Morro possui uma precariedade em ambientes de lazer, infraestrutura urbana, ambiente recreativo, palco de ações coletivas, ambientes que proporcionem bem estar aos inquilinos, sendo os moradores obrigados a se reunirem nas ruas, tornando as vias lugares de encontros, tendo apenas conforto no bairro contíguo.

Diretrizes da proposta

A área escolhida para atuação da intervenção teve como fator principal sua localização, permitindo aos habitantes dos bairros vizinhos frequentarem as áreas dispostas para utilização de uso comum, como fornecer aos usuários proximidade ao seu bairro para que não afete a sua vida comum sem que percam os vínculos afetivos e os vínculos relacionais.

Área de Intervenção Demarcada no Mapa de Patos [arquivo pessoal]

A área escolhida de 18 hectares (ha), conforme mostra a imagem, será usada com o intuito de fornecer Habitações de Interesse Social para os 227 moradores desabrigados, tendo como proposta possibilitar uma futura expansão para a necessidade de moradia digna ao resto da população. O local possui em seu entorno propagações de habitações residenciais, não influenciando o futuro crescimento do centro comercial.

O zoneamento foi feito favorecendo a direção do vento, proporcionando conforto ambiental para toda área. No centro ficará a praça, que proporcionará ventilação direta para todos os edifícios residenciais, sendo este disposto nas laterais leste e oeste do terreno. A zona comercial vai se dispor nas ruas de maiores tráfegos, facilitando a venda dos produtos, que se localizam na zona norte e sul do terreno, como mostra a proposta de zoneamento.

Proposta de zoneamento para Intervenção e disposição das habitações e das Áreas verdes [arquivo pessoal]

Adotou-se para elaboração do projeto urbanístico da área de intervenção a integração de elementos existentes e os elementos a serem propostos. Sendo assim, as ruas do desenho urbano foram implantadas obedecendo ao traçado de ruas já existentes no entorno. Nas avenidas principais proposto para o loteamento foram colocadas ruas com um canteiro central destinado a passeio tendo também área verde.

Implantação das Habitações [arquivo pessoal]

As habitações serão dispostas sentido leste-oeste, paralelas, desalinhadas e movimentadas, com paredes laterais cegas, diminuindo a incidência solar entre elas. Terá uma área de lazer que facilitará a sociabilidade da população que residirá no local, não tendo vias entre as edificações, apenas com estacionamento para diminuir a distância de acesso aos veículos.

Os edifícios residenciais possuirão a tipologia de térreo + 3, utilizando uma área menor para uma quantidade maior de habitações, sendo estas dispostas multiplicadas como um único elemento de distribuição, apartamentos com três, dois e um quarto.

Foi elaborada três tipologias de edifícios, como mostra as figuras a seguir.

Tipologias – Edifício com 3 tipologias de Apartamentos [arquivo pessoal]

Esta habitação tem um modelo mais simples, variando com três tipos de apartamentos, sendo eles um de três quartos, dois e um quarto, com sala de estar/jantar, cozinha e área de serviço. A área central do primeiro pavimento do edifício é sustentado por pilotis oferecendo leveza à habitação.

Tipologias – Edifício com Mesanino [arquivo pessoal]

Tipologias – Edifício com Mesanino [arquivo pessoal]

A segunda tipologia diferencia da primeira no uso de um mezanino no último pavimento, deixando os pavimentos anteriores livres, vazios, abertos sem utilização de qualquer tipo de material, como observamos a figura a cima, oferecendo uma plástica diferente ao edifício sem interferir no conforto térmico para as outras habitações, tendo com esse vazio passagem da ventilação.

Tipologias – Edifício “U” [arquivo pessoal]

A terceira tipologia se difere das demais, com formato de “U”, que acarreta em um pátio interno, deixando uma integração entre todos os morados do local, tendo sua sustentação em pilotis.

Os edifícios são sustentados a partir de pilotis, como também as outras duas tipologias, obtendo os apartamentos das extremidades no primeiro pavimento adaptados para deficientes físicos.

O comércio será disposto em um bloco em formato de “C”, que terá os blocos térreos paralelos que disponibilizará lojas para venda de produtos e um bloco no pavimento superior perpendicular, que ficará o setor de serviços, como visto na figura abaixo.

Bloco Comercial e sua disposição [arquivo pessoal]

Bloco Comercial e sua disposição [arquivo pessoal]

Bloco Comercial e sua disposição [arquivo pessoal]

A praça será composta de mobiliários urbanos, e nesta vai ser colocado arborização adequada para ventilação e comodidade dos freqüentadores, como quiosques que disponibilizará de alimentos e bebidas. Esta terá setores adequados para o público de qualquer faixa etária, idoso, adultos, adolescente e crianças.

Proposta Praça Pública [arquivo pessoal]

O traçado da praça surgiu diante das necessidades para a mesma, sendo ela dividida por setores como diferencia a imagem a cima, área esportiva, como quadras e spiribal, lazer com ambientes destinados a crianças, jovens, adultos e idosos, e uma área recreativa com quiosques.

Baseou-se a adaptação de acessibilidade em todas as áreas adaptando para todos os indivíduos independente das características físicas na NBR9050- 1994.

  • Rampas: declividade de 8%;
  • Pavimento: com superfície regular firme, estável e antiderrapante;
  • Travessia pedestre;
  • Evitar usar vegetação e mobiliários nas áreas de circulação.

Embora a maioria da população que residirão na área de intervenção não serem proprietários de veículo, foi reservado para o cada quadra do edifício estacionamento, visando atender a necessidade de parte dos moradores, estando voltados parte para uma rua secundária e maior parte para avenida principal.

Contudo, projetou-se bicicletários, por se caracterizar o principal meio de locomoção da população de baixa renda, oferecendo-lhes proteção.

Serão utilizados playgrounds para as crianças, que se encontrarão em caixas de areia oferecendo assim maior proteção, sendo parte entornadas por árvores, como também mesas com tabuleiros de Xadrez destinado a população mais idosas frequentadores do local, oferecendo aos jovens quadra poliesportivas, como spiribal destinado ao entretenimento e quiosques para alimentação.

            Teve como escolha parte do projeto vegetação para amenizar a incidência solar, como para produzir cenários.

            A vegetação de alto porte encontra-se em locais onde a finalidade é produzir sombras, marcar entradas dando um aspecto de receptividade.

            A vegetação de médio porte localiza-se em áreas onde a intenção é criar áreas de convivência, praças internas.

            Sendo assim, a fim de evitar monotonia visual, foram propostas pequenas variações nas plantas que implicaram em volumetrias diferentes variando estas de acordo com sua tipologia, dividindo esta em três tipos, mudando aspectos minuciosos na estética.

Vista Lateral do Anteprojeto [arquivo pessoal]

Vista das disposições das Habitações [arquivo pessoal]

Vista do Passeio [arquivo pessoal]

sobre a autora

Aline Gomes de Sousa Monteiro, Arquiteta e Urbanista (FACISA,2009) cursando pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho. Atualmente atua como Arquiteta e Urbanista da Prefeitura Municipal de Patos e do escritório Arquitetura A3.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided