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my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
O artigo discute a importância dos trabalhos inter e transdisciplinares na construção de um entendimento aprofundado dos fenômenos urbanos, conhecimento crucial nas tomadas de decisões compartilhadas, conscientes e, potencialmente, mais eficientes.

how to quote

BARROS, Paula. As potencialidades oferecidas pela integração de saberes no processo de geração de cidades mais sustentáveis. Minha Cidade, São Paulo, ano 13, n. 153.02, Vitruvius, abr. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.153/4715>.


Bike-box em Londres
Foto Paula Barros


Ciclovia ao longo da avenida Bernardo Monteiro
Foto Paula Barros

Estação de bicicletas alugáveis em Londres
Foto Paula Barros

Paraciclos em Londres
Foto Paula Barros

Pessoas passando o tempo na ciclovia ao longo da avenida Bernardo Monteiro
Foto Paula Barros

Pessoas caminhando na ciclovia ao longo da avenida Bernardo Monteiro
Foto Paula Barros

Pessoas passeando com cachorro e conversando na ciclovia ao longo da avenida Bernardo Monteiro
Foto Paula Barros

 

A constatação de que o fenômeno urbano é altamente complexo e que só pode ser compreendido na sua totalidade a partir da integração de saberes tem feito com que a relativa fragmentação do conhecimento a partir da compartimentação da ciência em diversas disciplinas seja entendida como uma barreira à geração de cidades mais sustentáveis. Neste cenário, trabalhos inter e intradisciplinares (1) são vistos como modos de atuação que se tornarão cada vez mais frequentes entre arquitetos-urbanistas e outros especialistas, incluindo-se aí os usuários (2).

Se o processo de geração de cidades socialmente, economicamente e ecologicamente mais sustentáveis é altamente intrincado e propenso a conseqüências não antecipadas, a integração dos saberes é hoje vista como uma estratégia capaz de evitar a ‘visão em túnel’ e promover abordagens holísticas, consideradas mais eficazes para lidar com os desafios urbanos locais, regionais e/ou globais.

A relevância do trabalho colaborativo no processo de geração de cidades mais sustentáveis será ilustrada a partir da análise do Programa Pedala BH, que tem como um dos seus principais objetivos a promoção do pedalar na capital mineira. Em Belo Horizonte, assim como em outras cidades do Brasil e do mundo, espaços antes destinados principalmente à circulação ou estacionamento de veículos automotores vêm sendo transformados com o objetivo de motivar a prática rotineira do ciclismo, considerada uma das mais sustentáveis formas de transporte da atualidade (3) (4).

No Brasil, a formulação e implementação da política federal de mobilidade urbana sustentável fica a cargo da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), criada pelo Ministério das Cidades, que tem como uma das suas metas a promoção do acesso amplo e democrático do espaço urbano a partir da priorização do transporte coletivo e não-motorizado, como o ciclismo (5).

Em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável e com a Política Municipal de Mobilidade Urbana (6), a Prefeitura de Belo Horizonte e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans) instituíram o Programa Pedala BH que busca promover o pedalar na cidade (7).

Se de um lado, recursos públicos vêm sendo direcionados para promover o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, por outro, o número de ciclistas que vêm fazendo uso dos 36 km dos trechos cicloviários já implantados na capital mineira é irrisório, como reportado na série de contagens fotográficas de ciclistas realizadas em 2010 (8) e 2012 (9).

A partir da observação assistemática do trecho cicloviário implantado ao longo do canteiro central da Avenida Bernardo Monteiro, verificou-se que apesar do ciclismo ser uma prática esporádica, este espaço vem sendo apropriado como um local para caminhar, permanecer e socializar.

Outras subversões semelhantes de uso foram noticiadas pelo Jornal Estado de Minas na ciclovia executada ao longo da Avenida Risoleta Neves, antiga Via 240: ‘Faltam ciclistas, sobram pedestres: na Via 240, pista é usada para fazer caminhadas’ (10). Este conjunto de evidências sugere o quão complexo é o fenômeno urbano e destaca a ineficiência de algumas ações públicas e projetos urbanísticos em alcançar os objetivos originalmente pretendidos.

Os casos acima indicam que a promoção do pedalar nas grandes cidades não é função única e exclusiva da construção de trechos cicloviários, como antecipado pelo próprio poder público local de Belo Horizonte que planeja a construção de uma malha cicloviária de 381 km, instalação de bicicletários e paraciclos, além dos 52 já instalados em locais estratégicos da cidade, em adição à execução de campanhas de educação e segurança no trânsito (11) (12).

O quão eficiente será este conjunto de medidas a médio e longo prazo tendo em vista as peculiaridades físico-ambientais, socioeconômicas, políticas e culturais da cidade de Belo Horizonte?

É aqui que fica evidenciada a importância do desenvolvimento de estudos colaborativos para a elucidação desta e outras questões urbanas de grande relevância na atualidade. Trabalhos inter e transdisciplinares envolvendo, por exemplo, disciplinas interessadas no estudo da relação pessoa-ambiente, potencialmente permitiriam uma exploração aprofundada dos fenômenos urbanos de interesse.

A colaboração entre Arquitetura-Urbanismo, disciplina interessada na projetação de espaços para as pessoas, e a Psicologia, disciplina que analisa o comportamento humano, encontra-se consolidada sob denominações como Estudos Ambiente-Comportamento e Psicologia Ambiental. Ao abarcar a interrelação pessoa-ambiente, a Psicologia Ambiental possibilita trocas e enriquece as bases conceituais e metodológicas daquelas disciplinas complementares.

Maurice Merleau-Ponty, Edward Hall, Robert Sommer, James Gibson, Kevin Lynch, David Cânter, Christian Noberg-Schulz, Amos Rapoport e Yi-fu Tuan contribuíram para a consolidação da Psicologia Ambiental a partir dos anos 1950. A colaboração entre Arquitetura-Urbanismo, Psicologia e disciplinas afins, como Sociologia, Antropologia e Geografia, também tem norteado Avaliações de Pós-Ocupação (APOs), que tem como objetivo compreender o quão bem um dado ambiente atende as necessidades dos seus ocupantes.

A gradual conscientização de que os ambientes arquitetônicos e urbanísticos devem objetivar a promoção da qualidade de vida das pessoas tem contribuído para o crescimento da importância dos estudos pessoa-ambiente. Segundo o sistema de avaliação mantido pelo Sistema Integrado Capes (Sicapes), artigos de grande qualidade sobre o tema vêm sendo publicados em periódicos científicos, como Environment & Behavior e Journal of Environmental Psychology, ambos atualmente enquadrados no estrato A2 (13) (14).

Pesquisas recentes que tratam do tema pessoa-ambiente também podem ser lidas nos anais organizados pelas Environmental Design Research Association (EDRA) e International Association for People-Environment Studies (IAPS), organizações que vêm promovendo seus congressos internacionais desde 1969 e 1981, respectivamente.

No Brasil, se até meados da década de 1990 o número de produções bibliográficas sobre as inter-relações pessoa-ambiente era irrisório, hoje no Banco de Teses da Capes 111 registros atendem a uma busca por ‘psicologia ambiental’ como expressão exata: 22 teses de doutorado, 85 dissertações de mestrado e quatro trabalhos de nível profissionalizante (15).

Apesar da multiplicação de trabalhos colaborativos com enfoque nas inter-relações homem-ambiente, várias lacunas de conhecimento podem ser identificadas. Há, por exemplo, uma grande carência de estudos que tenham como enfoque como o ambiente urbano é efetivamente vivenciado pelos ciclistas (16).

Quais qualidades físico-ambientais tendem a ser mais apreciadas pelos ciclistas? Quais as necessidades básicas dos ciclistas em diferentes faixas etárias? Como a solução projetual pode contribuir para a sensação de segurança dos ciclistas?

Se de um lado pouco se sabe a respeito das necessidades e preferências dos ciclistas no Brasil e no mundo, o caso de Amsterdam e Copenhague, onde uso da bicicleta como meio de locomoção para realização das tarefas diárias é mais freqüente que o uso do automóvel (17), tem inspirado os gestores públicos de cidades como Belo Horizonte, Bogotá, Vancouver, Berkeley, Paris e Londres.

Se de um lado várias razões justificam a promoção do pedalar na contemporaneidade, a grande pergunta ainda a ser respondida pelos gestores de cada localidade é ‘Como?’. Os riscos provenientes da importação indiscriminada de modelos, como desperdício do dinheiro público na execução de projetos inconseqüentes, são frequentemente relevados no mundo globalizado.

No caso de Belo Horizonte, a elaboração de estudos inter- e transdisciplinares que tenham como objetivo identificar os fatores que têm inibido potenciais ciclistas a fazerem uso das ciclovias e facilidades já implantadas na cidade bem como a aplicação de Avaliações de Pós-Ocupação produziriam resultados capazes de colocar os agentes urbanos em melhor posição para elaboração de diretrizes, definição de ações e concepção de espaços que efetivamente viessem a funcionar como rotas cicloviárias.

Em conclusão, o que se pleiteia, neste artigo, é que a partir do desenvolvimento de trabalhos colaborativos pode-se obter uma compreensão mais aprofundada do fenômeno de interesse, conhecimento este considerado crucial para a tomada de decisões conscientes e, potencialmente, mais eficazes. Ao unificar perspectivas parciais e definir uma plataforma comum de trabalho, a inter- e transdisciplinaridade facilitaria a gestão compartilhada e processos de projeto genuinamente participativos.

notas

1
Enquanto na multidisciplinaridade recorre-se a várias disciplinas concomitantemente para obtenção de informações distintas, na interdisciplinaridade as trocas entre as várias disciplinas são profundas em função da construção de estruturas comuns a todas elas. Na transdisciplinaridade vê-se a integração total das disciplinas envolvidas a partir da dissolução das suas fronteiras.

2
Ao estabelecerem um contato direto e cotidiano com o ambiente, os usuários são vistos como detentores de um conhecimento especializado e crucial no processo de projetação, produção e manutenção de espaços de qualidade.

3
Enquanto a bicicleta é um meio de transporte barato, movido a energia humana, de fácil fabricação, dimensões reduzidas, que requer pouca manutenção e permite percorrer distâncias mais longas que o modo a pé de deslocamento, a prática do ciclismo contribui para a saúde física e mental dos seus praticantes.

4
TUMLIN, Jeffrey. Sustainable transportation planning: tools for creating vibrant, healthy, and resilient communities. Hoboken: John Wiley & Sons, 2012.

5
BRASIL. Ministério das Cidades. Transporte e Mobilidade Urbana. Disponível em:<http://www.cidades.gov.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=8&Itemid=66> Acesso em: 27 dez. 2012.  

6
BELO HORIZONTE. Lei n° 10.134, de 18 de março de 2011. Institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana. Acesso em: 30 jul. 2012.   

7
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - BHTRANS. Programa Pedala BH. 2012. Disponível em: <http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Espa%C3%A7o%20Urbano/PedalaBH> Acesso em: 30 jul. 2012. 

8
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - BHTRANS. Programa Pedala BH. 2012. Disponível em: <http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Espa%C3%A7o%20Urbano/PedalaBH> Acesso em: 30 jul. 2012. 

9
MOUNTAIN BIKE BH. “Contagem de Ciclistas em BH”. 2010. Disponível em: <http://mountainbikebh.com.br/site/index.php/contagem-de-ciclistas-em-bh> Acesso em: 09 ago. 2012.

10
AYER, Flávia. Ciclovias ainda atraem poucos ciclistas em BH. Estado de Minas, Belo Horizonte, 12 fev. 2012. Disponível em: <http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/02/12/interna_gerais,277492/ciclovias-ainda-atraem-poucos-ciclistas-em-bh.shtml> Acesso em: 30 jul. 2012.

11
Idem. Ibidem.

12
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - BHTrans. “Rotas cicloviárias”. 2012. Disponível em: <http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Espa%C3%A7o%20Urbano/Ciclovias> Acesso em: 26 dez. 2012. 

13
A classificação dos periódicos, atualizada anualmente em conformidade com o Qualis, é baseada em oito estratos indicativos de qualidade: A1, mais elevado, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com peso zero.

14
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - BHTRANS. “Programa Pedala BH”. 2012. Disponível em: <http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Espa%C3%A7o%20Urbano/PedalaBH> Acesso em: 30 jul. 2012.

15
BRASIL. SISTEMA INTEGRADO CAPES. WEBQUALIS. Disponível em: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam> Acesso em: 28 dez. 2012. 

16
A maioria das publicações que discutem ciclismo e projeto urbanístico foca na dimensão funcional da solução projetual.

17
BRASIL. Ministério da Educação – CAPES. “Banco de teses”. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/Teses.do>Acesso em: 26 dez. 2012.

sobre a autora

Paula Barros é doutora em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University (2010), mestre em Requalificação Urbana pela Liverpool Hope University / Liverpool University (2003), especialista em Arquitetura Contemporânea pelo IEC/PUC-Minas (1999) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). 

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