Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
A “Nota de repúdio à iminente mudança na Diretoria de Patrimônio Imaterial do Iphan” é subscrita por entidades de todo o Brasil relacionadas ao tema.

how to quote

PATRIMÔNIO IMATERIAL, Entidades em defesa do. Nota de repúdio à iminente mudança na Diretoria de Patrimônio Imaterial do Iphan. Minha Cidade, São Paulo, ano 21, n. 245.01, Vitruvius, dez. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/21.245/7962>.



A política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial formulada e implementada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan comemora 20 anos. Devido à correção dos seus princípios democráticos, fundamentados na participação social; à construção de instrumentos inovadores, e, ainda, ao respeito e fomento intransigente da diversidade das manifestações culturais do Brasil, essa política tem obtido amplo reconhecimento, tornando-se referência mundial.

Esse sucesso se deve grandemente ao fato de terem estado à frente do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, desde 2003, quando da sua criação, especialistas das áreas da Antropologia, Arquitetura, Museologia, Comunicação e Direito – que, além de dominarem o tema e suas principais questões, participaram ativamente dos debates ocorridos aqui e alhures sobre a salvaguarda dessa dimensão tão forte, mas ao mesmo tempo tão delicada, do patrimônio cultural. Forte porque decorrente de modos de fazer, criar e viver de grande poder de resiliência. Delicada porque, ao emanar de conhecimentos, sentimentos e habilidades que se expressam no e a partir do corpo das pessoas, demanda respeito intransigente aos diferentes códigos culturais e visões de mundo aos quais elas pertencem. Definitivamente, cuidar desse assunto – o patrimônio imaterial – não é tarefa para quem expresse concepções restritivas, dogmáticas, hierárquicas ou homogeneizadoras a respeito de qualquer aspecto da vida social, cultural e espiritual.

O que então podem esperar os segmentos da sociedade brasileira interessados na valorização do patrimônio cultural de modo amplo e inclusivo, diante da especulação já amplamente veiculada pela imprensa sobre a exoneração de Hermano Guanaes e Queiroz do cargo de diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, reconhecido estudioso e especialista neste campo, que vem desenvolvendo trabalho dedicado e exemplar? O que esperar quando a pessoa que irá substituí-lo não possui formação ou experiência prévia no campo do patrimônio e se apresenta como pastor de um segmento religioso que condena qualquer outra forma de expressão de religiosidade que não seja a sua?

A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial precisa estar fundamentada, acima de tudo, no respeito à diversidade. Nos últimos vinte anos, diversos bens vinculados a expressões da religiosidade popular ou a sistemas culturais e religiosos de matriz africana e indígena foram reconhecidos como patrimônios culturais do Brasil, sendo alguns deles também reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, como o Círio de Nazaré, a Arte Kusiwa Wajãpi, o Samba de Roda, a Roda de Capoeira, o Ritual Yaokwa do povo Enawenê-nawê ou o complexo do Bumba-meu-boi do Maranhão. As escolhas arbitrárias e os desmontes que vêm ocorrendo nas instituições culturais e, em particular, no Iphan pedem, mais uma vez, reação enérgica da sociedade. O Fórum Nacional de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural se coloca à disposição da sociedade na luta contra ações dessa natureza.

Brasil, 05 de dezembro de 2020

sobre a autoria

Subscrevem este documento

Associação Brasileira de Antropologia – ABA

Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – Abap

Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – Abea

Associação Nacional de História – Anpuh

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - Anparq

Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio – Antecipa

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – Anpocs

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia – Anpege

Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA

Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos-BR

Conselho Internacional de Museus / Brasil – Icom-BR

Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – FeNEA

Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA

Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB

Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno – Docomomo Brasil

Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided