O Centro de Artes e Educação dos Pimentas localiza-se em Guarulhos, no bairro dos Pimentas (São Paulo, Brasil), um local carente de equipamentos comunitários voltados ao ensino, lazer e esporte. O projeto configura-se em uma linha, materializada em uma grande cobertura metálica que abriga nas bordas de sua dimensão longitudinal os diversos usos, articulados por um vazio central que culmina na área dedicada ao uso esportivo. O conjunto aquático localiza-se fora deste eixo, em área externa. A topografia plana e a forma linear do terreno foram determinantes para este partido.
Os diversos usos se distribuem em blocos, ora em concreto pré-fabricado, ora em concreto moldado in-loco. Biblioteca, salas de aula e refeitório se localizam no lado oeste do eixo. No lado oposto, localizam-se os volumes das salas de aula, ginástica olímpica, dança e auditórios.
O vazio central é a praça. Sem programa previamente definido, articula e da continuidade à programação ao seu redor através de percursos sugeridos no térreo e pontes no primeiro pavimento, acolhendo permanências e usos diversos ao longo de seus bancos espaços livres. Contribuem para essa diversidade e atmosfera lúdica as cores escolhidas para as fachadas internas, que variam do verde ao amarelo, em diversas matizes.
dados do projeto
Projeto
2008
Construção
2008/ 2010
Localização
São Paulo – SP - Brasil
Área construída
16.000m²
Área do terreno
30.780m²
Fotos
Nelson Kon
ficha técnica
Biselli + Katchborian arquitetos
Arquitetos
Mario Biselli
Artur Katchborian
Arquitetos colaboradores
Paulo Roberto Barbosa
Luiz Marino Kuller
Cassia Moral
Cassio Oba Osanai
Camila Bevilacqua de Toledo
Gabriel César e Santos
Débora Rodrigues Pinheiro
Ana Carolina Ferreira Mendes
Claudia Zanoio
CHN arquitetos