SLEEPBOX permite que o viajante em circunstâncias imprevistas possa passar uma noite de forma prática e com baixo custo, ou simplesmente poder passar algumas horas sem deixar a bagagem em um guarda-malas.
SLEEPBOX é um pequeno compartimento móvel com uma base 2.5 x 1.6m e 2,5-3m de altura. Uma de suas principais vantagens é a sua capacidade de poder ser instalado em qualquer parte do aeroporto, até mesmo em frente aos portões de embarque. Esta é precisamente a área onde os viajantes têm de passar horas à espera de seus voos atrasados ou transfers.
Atualmente existem Sleepboxes de uma, duas, ou três camas, que podem ser produzidos em MDF (madeira), metal ou fibra de vidro reforçada. SLEEPBOX permite o uso de 30 min até várias horas. O preço varia dependendo do número de horas em uso: quanto mais o usuário paga, menor é o custo por hora.
Características SLEEPBOX: a base inclui ventilação e tomadas para notebooks e carregadores de celular. O espaço para bagagem se localiza debaixo da cama, e cada cama tem um criado-mudo. Além de iluminação geral, SLEEPBOX tem lâmpadas LED para leitura. As janelas estão equipadas com acionamento de cortinas elétricas para privacidade.
A principal função do SLEEPBOX é o descanso. No entanto, dependendo da localização, pode ser equipado com recursos adicionais. As opções disponíveis incluem:
• Insulfilm nas janelas com graduação eletrônica de opacidade
• Iluminação ambiente - lâmpadas LED com a mudança de cores
• Bloco multimídia (TV, monitor touchscreen)
• Router Wi-Fi
• Alarme, intercomunicador
• Cofre
• Estação para pagamento automático com cartão de crédito
Em meados de agosto de 2011, o SLEEPBOX foi instalado pela primeira vez no terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Sheremetyevo, Moscou, Rússia. Essa versão é feita em MDF com um verniz de freixo natural. O interesse criado pelo primeiro módulo de SLEEPBOX atraiu empresas que até o final deste ano instalarão outros módulos em vários aeroportos.
Área: 4 m2
Gabinete de arquitectos: Arch grupo
arquitetos: M. Krymov, A. Goryainov
Design: 2009
Realização: 2011