Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Casa do Felix, projeto arquitetônico de Silvio Sant’Anna, está localizada na Aldeia do Cachoeiro do Sobrado, na Praia do Felix, em Ubatuba, litoral do Estado de São Paulo. Em estrutura de madeira, se camufla na paisagem dominante da mata atlântica.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa do Felix. Projetos, São Paulo, ano 18, n. 205.01, Vitruvius, jan. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/18.205/6847>.


Esse projeto desde sua concepção inicial foi tratado como um olhar diferenciado por estar implantado em área de preservação de alta restrição na encosta da Serra do Mar na Praia do Felix. No sentido de preservar ao máximo as condições ambientais o projeto estabelece como principio normativo o total mimetismo com a natureza de forma a não ser percebido externamente.

Solto do solo o projeto opta pelas circulações externas feita por escadas e separa a área social e serviço, localizada transversalmente a inclinação do terreno, da área intima localizada abaixo longitudinalmente a inclinação do terreno. Muito leve, a residência feita em madeira certificada e vidro explora ambientes reduzidos e minimais para atender as necessidades programáticas sem perder o sentido da desejada sustentabilidade.

Com três quartos, sala íntima, dois banheiros, sala de estar, lavabo, cozinha, área de serviço e amplos terraços a casa de 155,00 m² de área construída esta implantada contra curva de nível preservando características de solo e da vegetação original do terreno. Com ventilação cruzada e câmaras de ar nas coberturas/decks o conforto ambiental é garantido sem a necessidade de equipamentos sofisticados para equilíbrio de temperaturas. A rigidez na forma de execução da obra garantiu o compromisso firmado pelos proprietários na conservação e preservação da área. Hoje a casa é destacada entre os moradores da Praia do Felix apesar de não ser notada no meio a densa mata de sua localização.

Casa do Felix, perspectiva eletrônica, Praia do Felix, Ubatuba SP, arquiteto Silvio Sant’Anna
Imagem divulgação

 

No sentido de demonstrar nossas preocupações quanto à preservação do nosso litoral norte e sabedores do importante e difícil trabalho realizado pelos órgãos de preservação do Estado apresentamos abaixo um breve relato da proposta de implantação desta casa de veraneio na Praia do Felix que estabeleceu parâmetros para esclarecer, exemplificar e auxiliar o processo de licenciamento.

O lote com área total de 900,00 m2 se encontra na Zona Z1T do macro zoneamento do litoral norte em acordo com o decreto 49.215/04 que descreve a área estudada com as seguintes características sócio-ambientais: ocorrência de áreas continua de vegetação em estágio de regeneração avançado e fauna associada.

Em concordância com os valores de preservação ambiental que observa como diretrizes a ser cumprida, a manutenção da diversidade biológica, do patrimônio histórico, paisagístico, cultural e arqueológico; controles de poluição e proteção das águas; regularização fundiária e manejo sustentável dos recursos naturais é que estabelecemos os princípios necessários para a realização do projeto arquitetônico apresentado, conforme segue abaixo:

Princípios gerais

implantação

Rigidez no respeito à ocupação de 10% da área do lote.

Manutenção de todas as arvores significativas ou não e locação da casa em localização de mínimo transtorno vegetal.

Preservação da total permeabilidade do terreno.

Respeito à declividade do terreno e sua rigidez estrutural evitando qualquer alteração na forma de compactação apresentada.

Menor transtorno possível nas fundações evitando ao máximo o contato com o solo através da elevação da edificação.

Casa do Felix, perspectiva eletrônica, Praia do Felix, Ubatuba SP, arquiteto Silvio Sant’Anna
Imagem divulgação

projeto

Conceito de modulação facilitando a execução.

Dimensionamento mínimo do programa de necessidades obtendo a menor área possível de construção.

Utilização de materiais de fontes renováveis, como o uso de madeiras certificadas FSC nas estruturas e nas vedações.

Sistema leve de construção e estruturação.

Observação das necessidades de conforto ambiental evitando a utilização de sistemas compensatórios de climatização.

energia

Reutilização das águas de chuva nas bacias sanitárias e nas regas necessárias.

Sistema de tratamento de esgoto consagrado e reconhecido pela CETESB.

Coleta seletiva de lixo.

Casa do Felix, perspectiva eletrônica, Praia do Felix, Ubatuba SP, arquiteto Silvio Sant’Anna
Imagem divulgação

execução

Montagem rápida e eficiente evitando a permanência e existência de canteiro de obra no local.

Execução de um sistema pré-moldado de edificação não necessitando de moldes e formas de concreto. Obra seca.

Utilização de mão-de-obra capacitada e comprometimento com o esclarecimento e a informação quanto às preocupações ambientais apresentadas, no sentido de cumprir com a responsabilidade social nas interfaces com a mão-de-obra.

A Casa foi feita inteiramente de madeira certificada FSC e vidro tomando todas as prerrogativas necessárias para o bom desempenho desses materiais nas suas especificidades técnicas construtivas.

O sistema construtivo leve (misto de estrutura de madeira convencional e woodframe) adotado como estruturador da concepção construtiva dessa casa é pouco usual no nosso território apesar de ser altamente desenvolvido em países como EUA e Canadá. Ele permite a utilização equilibrada dos materiais, uma rapidez de montagem e baixo índice de desperdício na obra. As casas de madeira de modo geral dispensam equipamentos sofisticados de desumidificação dos ambientes por se tratar de material orgânico e altamente climatizado.

Elimina tratamentos de pinturas e outros tipos de manutenção prejudiciais a natureza. A casa de madeira auxilia no equilíbrio térmico do ambiente proposto.  No caso do aquecimento das águas foi adotado o sistema de passagem a gás.

Este projeto atende rigidamente as legislações ambientais, de construção e do zoneamento sendo aprovado na Prefeitura Municipal de Ubatuba, nos órgãos de preservação do ambiente (Cetesb) e nas restrições do condomínio da Praia do Felix.

ficha técnica

projeto
Casa do Felix

arquitetura
Arquiteto Silvio Sant’Anna / Vidal & Sant’Anna Arquitetura

local
Aldeia do Cachoeiro do Sobrado, Praia do Felix
Ubatuba SP Brasil

áreas
terreno: 900 m2
construída: 155 m2

estrutura
Engenheiro Alan Dias / Carpinteria Estruturas de Madeira

topografia
Odorico José Rodrigues

empreiteiro responsável
Joaquim Queiroz de Avelar

comments

205.01 habitação unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Vidal & Sant’Anna Arquitetura
São Paulo SP Brasil

share

205

205.02 habitação unifamiliar

A casa com cheiro de floresta

Edite Galote Carranza

205.03 habitação unifamiliar

Vila Taguaí

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided