Viabilizado pela parceria do Projeto Saúde e Alegria, Associação Tapajoara e Instituto Chico Mendes, Centro Experimental Floresta Ativa – CEFA é um centro de referência no desenvolvimento de projetos ecológicos na floresta amazônica em benefício de seus moradores.
O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Cristina Xavier e um grupo de consultores, e foi construído por equipes locais que foram especialmente treinadas como parte das metas educacionais do projeto.
O CEFA está localizado na RESEX Tapajó-Arapiuns, Pará, em meio a floresta amazônica. A área é circundada pelo rio Arapiuns e pelo imenso rio Tapajós. O centro urbano mais próximo é Santarém, um importante porto (292.520 habitantes) fundado pelos portugueses em 1661.
A reserva foi oficialmente decretada em 1998. Aproximadamente 22.500 habitantes vivem dentro da RESEX em 74 comunidades autogeridas através de diversas associações agrupadas pela Cooperativa Tapajoara.
Localização do CEFA
As construções do CEFA estão localizadas na “Ponta do Tatu”. A comunidade mais próxima é Carão. A área de influência do CEFA atinge também a comunidade de Anumã na margem do rio Tapajós e engloba áreas de florestas e campos. A área é subdividida em 5 zonas, que correspondem às atividades econômicas ou de preservação que lá serão desenvolvidas, como hortas, pomares, plantação em grande escala, piscicultura, cultivo de madeira, criação de gado e áreas de preservação.
Para chegar até um ponto relativamente próximo do canteiro de obra, foram usados barcos para transporte de materiais desde Santarém. O transporte dos materiais e pessoas do ponto de desembarque até o CEFA ocorreu por meio de um trator.
Fundação de concreto
O projeto de fundação do CEFA busca proteger a estrutura de madeira da umidade do solo. A fundação é composta por sapatas e baldrames de concreto que emergem do solo. Os pilares de madeira são fixados à fundação através de pinos de aço e recobertos por uma camada de groute. Essa técnica fornece uma proteção extra à umidade que possa aflorar através do baldrame de concreto.
Estrutura de madeira
O projeto das estruturas de madeira do CEFA foi desenvolvido utilizando galhos de árvores provenientes de outra reserva (FLONA Tapajós) que é relativamente próxima ao CEFA e a RESEX - Tapajós Arapiuns.
Estes galhos de não tem absorção comercial, por conta dos menores diâmetros comparado às grandes toras. Todo o projeto foi desenvolvido para utilizar esse refugo, considerando suas dimensões.
Um carpinteiro experiente de São Paulo, Louro Santos, realizou uma oficina de formação com os construtores que estavam interessados em aprender novas técnicas de montagem, leitura de projetos e uso de ferramentas.
Telhado de palha
Os telhados do CEFA foram realizados utilizando duas técnicas tradicionais, telha cerâmica e cobertura de palha proveniente de palmeiras nativas. As folhas de palmeiras utilizadas foram colhidas na reserva e preparadas pelos membros da comunidade. A cobertura de palha, realizada com técnicas locais, é muito utilizada pelas comunidades da região para construir suas casas.
Através dessa experiência foi possível confirmar que a cobertura de palha fornece maior proteção térmica e que os membros da comunidade preferem seu visual.
Instalações elétricas
Toda energia elétrica do CEFA é produzida por placas fotovoltaicas. A energia é armazenada em baterias e distribuída por todo CEFA pelo quadro de distribuição. A energia é utilizada em eletrodomésticos, equipamentos de escritório, e lâmpadas LED. O uso eventual de maquinário pesado é abastecido por um gerador à diesel.
Instalações hidráulicas
As instalações hidráulicas do CEFA são aparentes sempre que possível. O objetivo dessa solução é facilitar a manutenção e principalmente tornar visível o trabalho realizado. Assim, as instalações funcionam como modelos de demonstração de técnicas e materiais utilizados.
Tratamento de esgoto
A água cinza proveniente da cozinha, chuveiros, pias e tanques são direcionadas para círculos de bananeiras, onde a digestão natural dos resíduos é realizada em um sistema vivo.
O esgoto dos vasos sanitários são direcionados para outro tanque, impermeável, cheio de diversas camadas de substratos. Nesse tanque o esgoto passa por um processo natural de digestão da matéria orgânica que é absorvida pelas plantas.
Dormitórios e banheiros
Os telhados do CEFA foram realizados utilizando duas técnicas tradicionais, telha cerâmica e cobertura de palha proveniente de palmeiras nativas. A imagem acima ilustra o uso de telha cerâmica nos dormitórios e banheiros. Todos os edifícios foram projetados com muitas aberturas para permitir boa ventilação e iluminação natural.
Redários
O CEFA possui dois redários que hospedam 24 pessoas cada. O projeto foi inspirado por construções tradicionais da região: a estrutura em madeira conta com mão francesa no topo do pilar central e as coberturas das edificações foram realizadas com técnicas tradicionais de palha de palmeiras nativas.
Escritório, barracão, e cozinha dos técnicos
O escritório do CEFA, barracão e cozinha dos técnicos são instalações básicas para longos períodos de trabalho / hospedagem das equipes envolvidas em trabalhos na reserva e nas comunidades.
Refeitório e cozinha principal
Auditório
O projeto do auditório, onde ocorrem as reuniões da comunidade, mescla a planta circular dos redários e a planta retangular utilizada na maioria das construções.
ficha técnica
projeto
Centro Experimental Floresta Ativa – CEFA
arquitetura
Cristina Xavier
programa e área
11 edificações, total de mais de 1.000 metros quadrados de área construída
data de construção
2014-2017
clientes
Projeto Saúde e Alegria
Associação Tapajoara
Instituto Chico Mendes
localização
RESEX Tapajó-Arapiuns, Pará, Brasil
consultores
Carpinteiro Louro Santos (carpintaria)
Engenheiro Henrique Baptista (estrutura e instalações)