Nacozari de García é uma comunidade mineira de 12 mil habitantes no estado de Sonora. Falta espaço público e lugares para diversão. A intenção do projeto é projetar uma praça central para uso público que seja autossustentável.
A praça é concebida como um pátio de reflexão e como um centro de contemplação. É contido por muros baixos de concreto branco que emolduram a disposição linear dos elementos que compõem seu interior.
Uma das paredes funciona como uma cachoeira — uma fonte que desce em cascata para os canais que marcam os eixos onde uma série de freixos se ergue para fornecer sombra no centro da praça. Nas traseiras encontra-se o núcleo de serviços que inclui um espaço comercial, um parque infantil e uma pérgula. Isso permite que a praça sustente sua própria manutenção.
Foram utilizados materiais locais como paredes de pedra e trabalhos em metal que, por sua vez, reforçam os valores e pertencimento à arquitetura local. Sua colocação na esquina permite um percurso interno diário que se torna parte da comunidade ao longo dos anos.
ficha técnica
projeto
Pátio Fresnos
local
Nacozari de Garcia, Sonora, México
ano
2014
área
1.500 m²
arquitetura
Arquitetos Jorge Ambrosi e Gabriela Etchegaray (autores); Graciela López, Mercedes Landa e Santiago Robina (colaboradores) / Ambrosi Etchegaray
foto
Rafael Gamo