Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

how to quote

NELLE, Anja B.. Remodelação de um parque de trailers na busca de um novo modelo de habitação. Resenhas Online, São Paulo, ano 08, n. 095.04, Vitruvius, nov. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/08.095/3014>.


O livro Growing Urban Habitats. Seeking a new housing development model aborda a busca de um novo modelo de habitação através de dois eixos temáticos: a descrição do processo de remodelação de um parque de trailers em Charlottesville (EU) e a apresentação de projetos inovadores para moradia urbana de alta densidade.

Os projetos e idéias para habitação apresentados no livro Growing Urban Habitats partem de uma realidade típica dos Estados Unidos: a remodelação de um parque de trailers - um Trailer Park. Todos os anos famílias residentes em comunidades de trailers são expulsas quando os terrenos que ocupam são vendidos. Vale lembrar que nos EU a residência móvel é uma solução para realização do sonho da casa própia, já que não há necessidade de se comprar um terreno. O lote, ou seja a vaga no campo de trailers, é alugado. Para inquilinos de casas ou apartamentos, a compra de um trailer representa ascensão na escala das opções de moradia. Como no Brasil, e diferentemente da Europa, morar de aluguel é visto como opção habitacional precária. Em 2000 quase 20 milhões de americanos moravam em trailers residenciais. Os Mobile Homes representam a maior fonte de casas não-subsidiadas, mas economicamente acessíveis, para famílias de baixa renda nos Estados Unidos.

Enquanto morar em parques de trailers é um modo de habitação típica dos Estados Unidos, a remodelação desses terrenos é relacionada ao crescimento do valor da terra na periferia e à substituição de residentes de faixas de renda menor por classes sociais com maior poder aquisitivo. Esse processo acontece também no Brasil e é globalmente conhecido como gentrificação.

Habitat for Humanity (HFH) é famoso pela dedicação em ações para famílias e comunidades em situação habitacional vulnerável ou precária. Em Charlottesville, a HFH iniciou em 2004 um processo de desenvolvimento de idéias alternativas para combater o processo de gentrificação em parques de trailers. A situação era o seguinte: o dono do lote do Sunrise Trailer Park em Charlottesville (Estado de Virginia) tinha a intenção de vender o seu terreno. Diante da oferta de uma agência de imóveis, os moradores temeram expulsão e organizaram protestos com apoio dos vizinhos. Habitat for Humanity of Greater Charlottesville interveio no conflito propondo como solução a remodulação do lote sem expulsar os moradores. Parte chave do desenvolvimento da proposta era o lançamento de um concurso internacional.

Graças aos vencedores do concurso, William R. Morrish e Susanne Schindler, que editoram Growing Urban Habitats junto com a coordenadora do concurso Katie Swenson, uma grande parte das propostas do concurso chamado Urban Habitats estão disponíveis de forma bem organizada neste livro. Criou-se assim, uma excelente fonte de estudos e de inspiração para arquitetos e estudantes de arquitetura interessadas em habitação. Quarto eixos temáticos estruturam a apresentação de mais de 30 projetos (contribuições do concurso e outros projetos) em quatro capítulos. Estes referem-se a quatro características relevantes também para o planejamento de habitação de interesse social no contexto urbano das cidades brasileiras: economicamente acessível, urbanisticamente denso, compacto e sustentável.

No caso da remodelação do Sunrise Trailer Park, esses qualidades foram fundamentais. Foi planejado garantir a acessibilidade para famílias de baixa renda através do lucro da venda de outras unidades no mesmo terreno. Para tanto, no projeto urbanístico foi definida uma alta densidade de 72 unidades compactas: 36 acessíveis para os residentes das caravanas e outras famílias de baixa renda e mais 36 unidades para serem vendidas no mercado imobiliário sem subsídio. Estudos de mercado posteriores ao concurso mostraram que a quantidade máxima não deve ultrapassar 54 unidades para facilitar a comercialização. A revisão do planejamento manteve as unidades para as famílias de baixa renda projetadas para serem executadas em a auto-construção. Segundo os editores, o que está pondo em perigo a meta da remodelação, que era a de representar um "novo modelo de desenvolvimento", é o fato que Habitat for Humanity Charlottesville está considerando descartar a estratégica chave de criar uma propriedade comum de famílias de diferentes faixas de renda.

É a descrição e análise desses tipos de conflito que atribui a este livro uma qualidade além da exibição de uma coletânea de projetos interessantes: é a apresentação do processo de participação e negociação que acompanhou o desenvolvimento do projeto arquitetônico e urbanístico. Através do exemplo de Sunrise Trailer Park os editores conseguem apresentar a complexidade do planejamento de projetos inovadores participativos. Para todos envolvidos nesse tipo de planejamento, isso é outro motivo para estudar Growing Urban Habitats.

sobre o autor

Anja B. Nelle, arquiteta alemã, graduada na Hochschule der Künste Berlin com doutorado da Brandenburgische Technische Universität possui vasta experiência como arquiteta e professora universitária. Desde 2007 trabalha pelo Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social na Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Ceará

comments

resenha do livro

Growing urban habitats

Growing urban habitats

Seeking a new housing development model

William R. Morrish, Susanne Schindler and Katie Swenson

2009

095.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

095

095.01

A permanência do instável

Lauro Cavalcanti and Farès el-Dahdah

095.02

Arquitetura exemplar em casas de praia

Haifa Yazigi Sabbag

095.03

Definindo a mesquita euro-islâmica

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided