Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Texto curatorial da exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, curadoria de Abilio Guerra e Fausto Sombra, Centro Histórico e Cultural Mackenzie, São Paulo, de 19 de setembro a 14 de novembro de 2019.

how to quote

GUERRA, Abilio; SOMBRA, Fausto. Três pavilhões de Sérgio Bernardes. Exposição no Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Resenhas Online, São Paulo, ano 18, n. 215.05, Vitruvius, nov. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/18.215/8462>.


Sérgio Wladimir Bernardes (1919-2002), arquiteto carioca pertencente à segunda geração de arquitetos modernos brasileiros, detentor de uma vasta e ainda pouco (re)conhecida produção projetual e intelectual, é retratado de forma breve em mostra no Centro Histórico e Cultural da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As obras apresentadas na exposição Três pavilhões de Sérgio Bernardes – edificações ousadas na concepção estrutural, idealizadas entre 1954 e 1962 – foram construídas para abrigar atividades representativas da cultura e civilização brasileiras em situações muito especiais.

Exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, curadoria de Abilio Guerra e Fausto Sombra
Foto divulgação

O Pavilhão de Volta Redonda (1954-1955) foi erguido pela Companhia Siderúrgica Nacional – CSN para a 1ª Feira Internacional de São Paulo, ocorrida no Parque Ibirapuera, recém-inaugurado durante as comemorações do 4º Centenário da Cidade de São Paulo. De pequeno porte e construído em estrutura metálica, o pavilhão se lança como ponte por cima do córrego do Sapateiro, arrojo que lhe confere protagonismo mesmo em um contexto com notáveis espécimes de Oscar Niemeyer.

O Pavilhão do Brasil na Exposição Universal e Internacional de Bruxelas (1957-1958) foi erguido em terreno irregular inclinado na borda do Parque de Laeken, recinto da exposição universal de 1958, a primeira grande feira após a Segunda Guerra Mundial e em plena Guerra Fria. O belo pavilhão de esbelta cobertura atirantada – que valeu ao arquiteto a condecoração de “cavaleiro da Coroa Belga” – contou com as colaborações do artista português Eduardo Anahory (1917-1985), do artista plástico e paisagista carioca Roberto Burle Marx (1909-1994) e do engenheiro recifense Paulo Rodrigues Fragoso (1904-1991), notáveis em suas áreas de atuação.

Exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, curadoria de Abilio Guerra e Fausto Sombra
Foto divulgação

O Pavilhão da Feira da Indústria e Comércio (1957-1962) foi projetado para abrigar feiras, exposições e eventos culturais nacionais e internacionais. A cobertura, arruinada por um vendaval em 1988, em forma de paraboloide-hiperboloide, se sustentava por cabos de aço, ancorados em uma viga elíptica na borda da edificação. Na época, a cobertura do atual Pavilhão de São Cristóvão foi considerada o maior vão livre do mundo.

Exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, curadoria de Abilio Guerra e Fausto Sombra
Foto divulgação

Os três pavilhões de Sérgio Bernardes, que se diferenciam pelos tamanhos muito diferentes, se aproximam no desafio técnico, onde a experimentação com materiais – tijolos, cabos de aço, concreto – e com estruturas inovadoras resultam em edificações de grande inventividade e apuro técnico, com enorme pioneirismo mesmo considerando o contexto internacional. As três edificações, ao mesmo tempo em que expressam um país que vivia o desenvolvimento tecnológico, a urbanização acelerada e a construção de Brasília, são ainda hoje raramente objetos de estudos de pesquisadores e pouco retratados pela historiografia da arquitetura.

Exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, curadoria de Abilio Guerra e Fausto Sombra
Foto divulgação

Para conferir contexto histórico e sentido evolutivo em uma exposição de apenas três projetos, foi elencado um seleto grupo de pavilhões brasileiros na forma de uma linha do tempo: Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York, de 1939 (Lúcio Costa e Oscar Niemeyer), Pavilhão Riposatevi na XIII Bienal de Milão, de 1964 (Lúcio Costa), Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka, de 1970 (Paulo Mendes da Rocha), Pavilhão do Brasil na Expo Sevilha 1992 (Alvaro Puntoni, Angelo Bucci e João Oswaldo Villela, não construído), Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza, de 2018 (Carla Juaçaba) e Pavilhão do Brasil, Expo Dubai 2020 (José Paulo Gouveia, Marta Moreira, Milton Braga e Martin Benavidez, ainda não construído).

Exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, curadoria de Abilio Guerra e Fausto Sombra
Foto divulgação

Com a curadoria dos arquitetos Abilio Guerra e Fausto Sombra, orientador e aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação da FAU UPM, a exposição Três pavilhões de Sérgio Bernardes expõe maquetes, peças usinadas, cadernos com projetos e documentos dos três projetos, material produzido desde 2017 para a tese de doutorado do orientando, que será defendida no primeiro semestre de 2020.

Cartaz da exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, curadoria de Abilio Guerra e Fausto Sombra
Imagem divulgação

nota

NA – Os curadores da exposição e autores do texto curatorial agradecem pessoas, instituições e empresas envolvidas na realização desse trabalho: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Profª Drª Angélica Benatti Alvim e Prof. Dr. Wilson Florio), Centro Histórico e Cultural Mackenzie (Luciene Aranha Abrunhosa), Arali Móveis (Jeferson Arali); Arquivo Wanda Svevo, Fundação Bienal de São Paulo (Ana Paula Marques), Bernardes Arquitetura (Kykah Bernardes, Thiago Bernardes, Nuno Costa Nunes, Márcia Santoro, Camila Tariki, Dante Furlan e Gabriel Falcade), Casa de Lucio Costa (Maria Elisa Costa e Julieta Sobral), Dix Arte & Metal (Jefferson Cursi Duarte e Ygor Spinola), FEG Brasil Construções Metálicas (Leonardo de Souza, Eduardo Avoleta Souza, André Prudêncio e Edmilson do Santos Magalhães), Glatt Ymagos (Patrícia Ottati Motta e Sandra Tarquini), Núcleo de Pesquisa e Documentação FAU-UFRJ (João Claudio Parucher Silva), Olho Digital (Raquel de Paiva e Allyne Manoo), Papel Algodão (Júlio Prado e Viviane Battistella), Practica Maquetes (Carina Freitas, Carlos Henrique de Oliveira e Débora Crescente Ferreira), Vivona Design (Daniel Vivo), arquitetos Alvaro Puntoni, Carla Juaçaba, José Paulo Gouveia, Marta Moreira, Milton Braga e Martin Benavidez, e os fotógrafos Celso Omena Brando, Federico Cairoli e Nelson Kon.

sobre os autores

Abilio Guerra, professor da FAU Mackenzie, e Fausto Sombra, arquiteto, são curadores da exposição Três Pavilhões de Sérgio Bernardes, ocorrida no Centro Histórico e Cultural Mackenzie, São Paulo, de 19 de setembro a 14 de novembro de 2019.

ficha técnica

exposição
Três pavilhões de Sérgio Bernardes

curadoria
Abilio Guerra e Fausto Sombra

local
Centro Histórico e Cultural Mackenzie
Ruas Itambé, 135 ou Maria Antônia, 307 - Prédio 1

Higienópolis, São Paulo SP

Helen Yara Altimeyer, coordenadora
Luciene Aranha Abrunhosa, curadora

abertura
18 de setembro de 2019, das 18h às 21h

visitação
19 de setembro a 18 de outubro de 2019, das 09h às 21h (segunda a sexta) e das 10h às 16h (sábados)

instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

apoio à pesquisa
Benefício Capes-Proex

orientação

Abilio Guerra

patrocínio
Bernardes Arquitetura, Practica Maquetes, Arali Móveis, Dix Arte & Metal e FEG Brasil

produção
Fausto Sombra e Abilio Guerra

comments

215.05 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

215

215.01 livro

R.S.V.P. ou,

Vamos aos trapos!

Ricardo Luis Silva

215.02 exposição

A expografia como obra de arte

14ª edição da Bienal Naïfs do Brasil no Sesc Piracicaba

Letícia de Carvalho Santos

215.03 evento

Cotidiano, direito à cidade e campo profissional

Questões para todo dia

Victor Assuar Panucci

215.04 filme

Ponto de Mutação e o sustentável

Daniele Caroline David

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided