Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

how to quote

PISANI, Maria Augusta Justi. Quotidianum. Exposição de fotografias de Cleber Bonetti. Resenhas Online, São Paulo, ano 21, n. 243.02, Vitruvius, mar. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/21.243/8435>.


Quotidianum (quotidiano) significa o que é habitual às pessoas, aquilo que se faz presente nas rotinas diárias, mas também pode constituir o tempo que se dá a existência do ser humano – indicar a relação tempo-espaço no qual se vive.

A relação temporal e espacial de nossas existências está carregada de ocasiões fugazes que transportam beleza e composições que nem sempre estão registradas em nossas memórias. Cada segundo os movimentos e episódios espaciais trazem novos arranjos de: luzes e sombras; corpos, edifícios e cidades. São infinitas imagens que se perdem!

Cleber Bonetti (1) faz com maestria esses registros momentâneos para transformá-los em perenes por meio de suas fotografias poéticas.  Os cliques são anfêmeros, porém aguardam o momento exato para sua materialização, quando a composição agrada ao artista de uma forma certeira.  Seu interesse por fotografia se iniciou há décadas, acompanhado com o exercício profissional de arquiteto e professor. Suas criações foram apresentadas em exposições nacionais e internacionais, onde esses segundos diários se congelaram em augustas composições.

A exposição Quotidianum manifesta uma trajetória longa, em diferentes regiões do mundo, trazendo os momentos artísticos montados pelas emoções dos atores e pelas condições físicas locais. Seja em branco e preto ou em cores, estas fotografias revelam possíveis identificações com os observadores, levando-os para paragens da memória e ocasiões do imaginário em sinergia com os momentos que poderão advir com a mesma beleza apontada pelo filtro do fotógrafo.

Me parece que para Cleber Bonetti suas técnicas, instrumentos e materiais são menores diante da importância da emoção que a composição pode ocasionar.

É uma arte atemporal que carece ser compartilhada com todos. Boa experiência!

notas

NE – Quotidianum, exposição de fotografias de Cleber Bonetti. Curadoria de Maria Augusta Pisani Justi. Centro Histórico e Cultural Mackenzie, de 10 de março a 1 de abril de 2022, no prédio 1 do campus Higienópolis, em São Paulo.

1
Cleber Bonetti é arquiteto, mestre em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de projetos da FAU Mackenzie. Atuou como fotógrafo entre 1969 e 1975, período em que participou de várias exposições, recebendo prêmios por sua produção tanto individual como coletiva. Nesse período desenvolveu vários trabalhos artísticos significativos, tendo como base a fotografia no processo analógico. No ano de 2013 retorna à produção fotográfica, desta vez utilizando a linguagem digital.

sobre a autora

Maria Augusta Justi Pisani é professora doutora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Universidade Presbiteriana Mackenzie. É curadora da exposição Quotidianum, com fotos de Cleber Bonetti.

comments

243.02 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

243

243.01 exposição

Lina e o tempo

Marcelo Ferraz

243.03 resenha de livro

A metrópole e o rio

Projetos para a Várzea do Tietê

Elisângela de Almeida Chiquito

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided