Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
A partir da análise de um conjunto de espaços e edifícios construídos em Brasília, apresentam-se conceitos e estratégias para o projeto urbano contemporâneo.

english
By analyzing a set of spaces and buildings in Brasília, the book presents concepts and strategies for contemporary urban design.

español
A partir del análisis de un conjunto de espacios y edificios construidos en Brasilia, se presentan conceptos y estrategias para el diseño urbano contemporáneo.

how to quote

DERNTL, Maria Fernanda. Brasília e os desafios de projeto na cidade contemporânea. Resenhas Online, São Paulo, ano 21, n. 249.01, Vitruvius, set. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/21.249/8587>.


Que lições, desafios, dobras e limites surgem para o urbanismo quando observamos Brasília a partir de sua materialidade cotidiana e atual? A capital poderia nos levar a pensar em outras possibilidades de projeto urbanístico, para além das referências polarizadas entre cidade compacta ou cidade difusa? Essas são algumas das instigantes indagações colocadas neste recém-lançado livro, em edição bilíngue inglês/português, reunindo textos de professores e pesquisadores da UFRJ e da UnB, precedidos de um prefácio de Dominique Rouillard (École Nationale Supérieure d'Architecture Paris-Malaquais).

Os autores e autoras têm ampla experiência no ensino e na pesquisa no campo da Arquitetura e do Urbanismo em Brasília e no Rio de Janeiro e mostram grande sintonia na elaboração coletiva dos textos, o que é fruto também de uma trajetória conjunta em diálogos, workshops e interlocuções diversas contando com alunos, professores e arquitetos atuando na prática da profissão.

A publicação da obra é parte de um novo momento nos estudos sobre Brasília, já distante das polêmicas iniciais em torno do suposto sucesso ou fracasso dos preceitos modernistas na materialização da nova capital. Trata-se de retirar Brasília da condição de “cena do crime” do urbanismo modernista – na divertida expressão dos autores – e buscar liberá-la dos enquadramentos usuais ou de formas prévias de compreensão.

Piscina de ondas, Brasília DF
Foto Joana França

Na historiografia em Arquitetura e Urbanismo e em vários campos das ciências sociais, estudos sobre a capital realizados nos últimos anos trouxeram à luz novas fontes e perspectivas acerca de sua concepção e passaram a olhar com mais interesse para práticas, vivências e representações sociais produzidas na metrópole. No entanto, no campo do Projeto de Arquitetura e Urbanismo, as discussões sobre Brasília – particularmente sobre o Plano Piloto – permaneceram em grande parte definidas pelos marcos estabelecidos pelo projeto original de Lúcio Costa de 1957 e pelas normativas de tombamento de 1987.

A intenção dessa obra não é, porém, discutir intenções ou gestos fundantes da capital, tampouco entrar nas problemáticas da sua preservação ou dos modos de nela intervir. Em vez disso, considera-se o Plano Piloto objeto privilegiado para investigar referências e metodologias de projeto. A escolha justifica-se: trata-se de um “projeto de cidade não compacta por excelência e, ao mesmo tempo, centralidade urbana máxima devido a sua condição de capital nacional”. As análises dedicam-se à paisagem urbana contemporânea, ainda muito fiel ao projeto original, mas também marcada por intervenções de diferentes épocas e por uma exuberante vegetação.

O propósito é revisar criticamente estratégias de projeto da cidade não-compacta, com base na identificação de três operações fundamentais: a balizagem, isto é, “marcação de limites e referenciais na paisagem potencialmente infinita”; a terraplanagem, ou “a articulação do solo por excelência” e o ajardinamento, “que consiste na programação da paisagem associada à criação de um mundo interior”. Um conjunto de definições e pressupostos teóricos e metodológicos é apresentado nas primeiras páginas do livro, que se dedica, na sua maior parte, a analisar situações específicas de projeto, a partir de determinadas categorias: subtração, diluição, imitação, orientação, diferenciação, formação e abstração, organizadas em dois grandes grupos: interior como exterior e exterior como interior.

Passagem de pedestres, Brasília DF
Foto Joana França

Os edifícios e locais analisados ao longo do livro envolvem desde obras e conjuntos monumentais – tal como a Praça dos Três Poderes, a Rodoviária e o Ministério das Relações Exteriores – passando pela superquadra residencial, até chegar a obras ainda não tão estudadas, como a barragem do Lago Paranoá, o restaurante universitário da UnB e a ermida Dom Bosco. Esse conjunto de análises específicas tem grande valor didático, pois compreende cuidadosas leituras de projetos considerados em seus próprios termos, ou seja, sem a preocupação de demonstrar teses ou, como muitas vezes se fez, de julgar a validade de certas posturas e decisões. Numa edição primorosa, as análises são acompanhadas de desenhos em perspectiva axonométrica feitos por alunos da UnB e UFRJ e fotos de vários autores, entre os quais a talentosa fotógrafa Joana França, também formada na UnB.

O livro será de grande valia para alunos, arquitetos e pesquisadores que procuram referências para refletir sobre projetos, analisá-los e, é claro, para fazer projetos. O mérito da obra é não apenas contribuir para dar densidade e profundidade a leituras e estudos no campo disciplinar do Projeto, mas também mostrar que é possível fazê-lo a partir da singular capital brasileira.

sobre a autora

Maria Fernanda Derntl é professora da FAU-UnB, líder do grupo de pesquisa Capital e Periferia (CNPq/UnB), vencedora do prêmio Milton Santos (Anpur), em 2021, com o artigo Brasília e suas unidades rurais (Anais do Museu Paulista, 2020).

comments

resenha do livro

Cidade pós-compacta

Cidade pós-compacta

Estratégias de projeto a partir de Brasília

Guilherme Lassance, Luciana Saboia, Carolina Pescatori and Cauê Capillé

2021

249.01 livro
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

249

249.02

Poéticas urbanas: imageria, projeto e precariedade

Imaginário: construir e habitar a terra

Sandra Fiori, Octavie Paris and Claire Revol

249.03

Dom Casmurro

Capitu traiu ou não Bentinho?

Adriano Menino de Macêdo Júnior

249.04

Alzheimer’s and architecture

Sheila Walbe Ornstein and Ana Judite Galbiatti Limongi França

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided